Uma idosa, 84 anos, está com mania de perseguição. Para ela esta pessoa assovia, toca telefone e não diz nada, toca campainha, ameaça falar debaixo da janela, bate na porta, bata na janela, etc, só ela vê, ninguém mais. Isso é caso de psiquiatria???

  • Sim, essa paciente precisa de uma avaliação psiquiátrica.

    Dr. Lauro Eustáquio Guirlanda de Moura
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Belo Horizonte / MG
    Marcar consulta
  • Sim, precisa investigar estes sintomas psicóticos e se há sintomas de uma Síndrome Demencial.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Bom dia! Essas características apontadas no texto caracterizam o que chamamos de delírios persecutórios. Sugiro primeiramente uma avaliação clínica geral em busca de causas orgânicas como infecção, distúrbios metabólicos e neurológicos que são causas mais comuns de estado confusional agudo (Delirium) em idosos, sem comorbidades psiquiátricas prévias. Isso pode ser feito pelo geriatra, pelo psiquiatra ou pelo clínico geral no pronto socorro ou na atenção básica. Afastadas causas orgânicas que justifiquem o quadro, o transtorno psicótico pode ser melhor avaliado pelo psiquiatra.

    Dr. Adriano Gonçalves Silva
    Psiquiatria
    Batatais / SP