Boa tarde. Realizei uma cirurgia e no resultado da biópsia diz que tenho um linfonodo com hiperplasia linfoide folicular e histiocitose sinusoidal. Porém, até o momento, os médicos da minha região não souberam me responder corretamente. O que seria?
Me parece uma descrição de um linfonodo normal, mas quem decide se um linfonodo é "reacional" (apresenta sinais de que está trabalhando contra alguma infecção) ou "neoplásico" (está infiltrado por células tumorais) é o médico, junto com o patologista que examina o tecido no laboratório.
Olá. Sou dentista e solicitei exames de rotina para uma paciente para retaliação de exodontia de elementos inclusos. A contagem de leucócitos deu 12200, porém todos os outros exames como curva glicêmica, plaquetograma e os de coagulação deram normais
Caro colega, eu não me preocuparia tanto com essa leve leucocitose. Se houver algum sinal de inflamação periodontal, isso já justificaria o aumento dos leucócitos.
A palavra "trombocitose", isolada, significa apenas "aumento do número de plaquetas". Isso pode ocorrer em situações corriqueiras como a deficiência de ferro, por exemplo, e regride ao normal após a correção da deficiência de ferro. Se você se refere à "trombocitose essencial", trata-se de uma doença mieloproliferativa crônica, para a qual a única cura, estritamente, seria na atualidade um transplante alogênico de medula óssea. No entanto, a doença não costuma apresentar curso agressivo e pode ser controlada a longo prazo com medicamentos de uso oral.
Tenho 38 anos, primeira vez que faço exame de ferritina e outros. A ferritina deu 6,9 ng/ml (Referência:11,0 a 306,8 ng/ml).
Você está com deficiência de ferro, e isso precisa de:
1) Investigação para descobrir a causa da deficiência (na maioria esmagadora dos casos, em adultos, a causa é um sangramento crônico pela mucosa do tubo digestivo ou genital);
2) Reposição de ferro sob forma de sais de ferro oral ou intravenoso;
3) Controle do tratamento por um hematologista, que saberá lhe dizer quando é hora de parar a reposição.
Apareceu uma púrpura de cor roxa na minha faringe, quando abro a boca posso notar, o que pode ser?
Provavelmente um sangramento submucoso por trauma, que pode ter sido por tosse vigorosa, por exemplo. Se não há sangramentos em outros locais, é pouco provável que isso represente algum problema do sangue. Se aparecerem outros, procure um hematologista.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.