Álvaro Fernandes Ferreira
421 | Respostas |
7 | Especialistas concordam |
250 | Agradecimentos |
-
Tecnicamente chamamos de hemorragia subconjuntival e tem diversas causas:
1- Espontânea (fragilidade capilar) 2- Uso de anticoagulantes (ex. AAS) 3- Trauma ocular 4- Episódios de vômitos 5- Crises de espirros 6- Crise de tosse 7- Esforço físico exagerado 8 - Pico hipertensivo 9- Algumas conjuntivites virais 10 - Doenças infecciosas (ex. malária, dengue).
Geralmente reabsorve por si mesma em 10 a 20 dias. Podem ser usadas compressas frias e colírios vasoconstrictores. A causa deve afastada/tratada também.
-
São sintomas de astenopia acomodativa, ou seja, o esforço visual num olho sem correção de grau provocando todo essse quadro. É necessário um exame de refração em consultório oftalmológico para detectar o problema e receber muito provavelmente uma receita para compra de óculos. Além disso, é preciso decartar se há olho seco ocupacional (pelo excesso de uso de computadores) associado e tratar também.
-
A lente intraocular (implante) "repousa" numa estrutura transparente chamada saco capsular, cuja porção posterior (chamada de cápsula posterior do cristalino) pode vir a opacificar (perder a transparência) com o tempo, levando à piora gradativa da visão e isso pode ser resolvido com a aplicação de laser (yag) que promove na verdade uma pequena abertura (orifício) nessa estrutura, restabelendo uma boa visão. Não há um tempo determinado para isso acontecer. Em alguns casos pode nunca ser necessário esse procedimento e, em outros, ser necessário precocemente, entre hum a 3 meses após a cirurgia de catarata, sendo esse um dos motivos para o seguimento constante do paciente no pós-operatório.