Doutor Responde
Login

Alvaro Fernandes Ferreira

383 Respostas
6 Especialistas concordam
172 Agradecimentos
Qual a diferença entre a retinografia e o mapeamento da retina? Pergunto pois foi pedido para fazer os dois exames. Somente um desses já não se é suficiente para saber se há algum problema? Precisa realmente fazer os dois? Grata.
  • No mapeamento, o médico vê a retina através da iluminação por um oftalmoscópio chamado binocular indireto, com o auxílio de uma lente de aumento. Na retinografia, utiliza-se um equipamento computadorizado para analisar as imagens da retina, podendo documentar com fotos e podendo utilizar-se um contraste venoso para o estudo dos vasos, fornecendo assim outro tipo de informação e outros detalhes que não poderiam ser vistos através do mapeamento. Os exames se complementam no diagnóstico de algumas doenças oculares e sistêmicas.

    0
Pálpebra do olho direito tremendo por uns sete dias. Por que será?
  • Podemos ter tremores espontâneos (mioclonias) nas pálpebras, algumas vezes associados a estresse, fadiga, condições de iluminação ou problemas de refração (falta de óculos ou grau desatualizado).

    0
O uso de colírio à base de dexametasona antes do aparecimento da úlcera de córnea pode ter alguma influência?
  • O uso crônico, indiscriminado e prolongado, sem acompanhamento oftalmológico de colírios à base de corticoide, pode levar a alterações da superfície corneana e predispor ao aparecimento de lesões como uma úlcera infecciosa.

    0
Meu pai teve, há anos, herpes no olho e agora ele está com Pterígio. Ele pode fazer cirurgia para tirar o Pterígio?
Acredito que tenha pego fungo nos olhos, porque tinha na pele do rosto e no cabelo e agora os olhos estão doloridos e vermelhos. Qual médico devo procurar?
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.