Doutor Responde
Login

Laís Ribeiro

61 Respostas
0 Especialistas concordam
65 Agradecimentos
Sou diagnosticada com transtorno bipolar. Minha vida é uma sofreguidão eterna. Saí de um episódio de mania, entrei em depressão profunda, com grande vontade de morrer. E nunca consigo me estabilizar. Já fiz tratamentos com Cetamina e ECT sem resposta
  • Para alcançar a estabilidade é necessário ir além do tratamento médico.
    Ter uma rotina de sono adequada é importantíssimo. O desajuste do ciclo biológico do sono pode ser um fator desestabilizador, assim como o uso de substâncias (álcool, drogas e excesso de cafeína).
    A cetamina tem um efeito de melhora temporário, então, faz-se necessário a manutenção das medicações posteriormente em alguns casos.

    NÃO DESISTA de você! Continue buscando ajuda.

    0
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Meu filho de 23 anos só quer saber de jogos online, fica a maior parte do tempo no quarto, estou desesperada. Quero ajudá-lo a sair disso, mas não sei como.
  • Rotina e responsabilidades!
    Um homem adulto de 23 anos precisa disso para organizar sua mente e seus sentimentos, ele não precisa mais ser cuidado e superprotegido, ao contrário disso, ele deve buscar aliviar os problemas da família. Dito isto, elabore e converse com seu filho sobre novas responsabilidades, como contribuir financeiramente em casa, cuidar da higiene do próprio quarto e de suas roupas... Rotina de sono e hora certa das refeições. Se necessário, reorganize a rotina da família para que todos possam sentar juntos à mesa para comer, assim como o momento de desligar a TV à noite e irem se deitar.
    Mas, se ele estiver irredutível na conversa e melhora dos hábitos, pode ser que realmente haja algum transtorno mental e neste caso um psiquiatra e/ou psicólogo podem auxiliar na condução do caso.

    Boa sorte!

    0
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Dr., boa noite! A pergunta é referente a mim, estou em um quadro de fobia social (medo de falar com as pessoas e ser julgada; ultimamente quando vou tentar interagir com algumas pessoas que não tenho muita aproximação, fico paralisada na minha fala.
  • Uma reflexão.

    Somos todos falhos e tolos, na verdade tendemos a ser ainda pior do que os outros imaginam (só nós mesmo sabemos das mazelas e fraquezas de nossa mente e alma), mas a soberba que carregamos nos impede de enxergar isso.

    Ser humilde na avaliação dos próprios defeitos nos leva a perceber que aquilo que o outro pode vir a pensar de você não é nada de mais, no fundo somos ainda mais falhos.

    0
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Meu marido foi diagnosticado com C. DE LEVI, ALZHEIMER e Parkinson. Tem receita de Ketiapina 100 mg, um à noite, estou tentando no governo, porém o psiquiatra não pode colocar o CID que o governo exige, que se refere à esquizofrenia. O que faço?
  • Complementando as orientações do colega, sugiro que se não conseguir adquirir a medicação por nenhum meio público e não houver condições financeiras para tal, converse com o médico do seu esposo a esse respeito. Ele saberá como manejar as medicações de acordo com a necessidade do paciente e as possibilidades da família em adquirir o remédio.

    Para finalizar, oriento a você familiar que se informe muito, busque conhecimento sobre a demência por Corpos de Lewy para que você aprenda a lidar com o paciente em seus momentos difíceis.

    Boa sorte!

    0
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Bom dia, tenho sentido muito cansaço, falta de concentração, ausência de memória. Há pouco tempo, diante de um momento de extrema pressão profissional, tive uma reação estranha, comecei a sentir muito frio, tremor no corpo, alternado min, de cansaço
  • Olá,
    Já de início lhe tranquilizo afirmando que você não está desenvolvendo a doença de Alzheimer.
    Alterações da memória e concentração são comuns de ocorrerem em indivíduos que encontram-se estressados, o que parece ser o seu caso.
    Além disso, um episódio de estresse agudo (como ocorrido no seu trabalho) causa grande descarga de um hormônio em nosso organismo que pode desencadear sintomas físicos de tremores, sudorese e calafrios como relatados por você.
    Para aliviar esse estado atual, procure ter momentos de descanso verdadeiro, reduza o seu consumo de notícias ruins (evite assistir jornais, programas de crime ou ler matérias de crimes/tragédias/mortes) e tenha uma boa noite de sono dormindo de 7h - 8h por noite).
    Se ainda persistirem os sintomas, posso ajudá-lo como médica.
    Melhoras! ;)

    0
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.