Doutor Responde
Login

Vic Johnson

72 Respostas
7 Especialistas concordam
109 Agradecimentos
Eu fui diagnosticada com ambliopia e diplopia já bastante adulta, pois antes nenhum oftalmo descobria meu problema pra ver melhor. Sempre senti muita dor de cabeça, pode ser por forçar a visão, como me falam sempre? Corro risco de perder a visão?
  • (faltou informar idade e sexo)
    Desde que diagnosticada e tratada antes dos 6 anos de idade, a recuperação é total. Após aquela idade, o tratamento será tão menos eficaz quanto mais avançada a idade. Assim, convém tratá-la o quanto antes. A despeito disto, e salvo doença associada progressiva, não há risco de cegueira. Quanto às dores de cabeça, convém esclarecer em exame consciencioso - sempre sob cicloplegia ("dilatação das pupilas").

    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Tenho Miopia 13 graus olho esquerdo e 10 graus olho direito. Quero fazer a cirurgia, mas quero saber se posso fazer, se essa cirurgia não é de alto risco. Me tira essa dúvida?
  • (faltou informar idade e sexo)
    Todo procedimento médico envolve riscos, mas, em mãos competentes e experientes, a cirurgia refrativa é bastante segura. Antes de decidir pela cirurgia, no entanto, é indispensável certificar-se de que o "grau" esteja de fato estabilizado.

    1
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Meu filho tem estrabismo. Para corrigir, só por meio de cirurgia?
  • Depende da natureza e intensidade do estrabismo.
    Quando leves, em crianças, alguns estrabismos podem ser tratados clinicamente, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Quando intensos, em adultos, a correção é cirúrgica e puramente estética, sem interferir na acuidade visual remanescente.
    Em crianças, o importante é tratar o estrabismo URGENTE, posto que pode se complicar com a temida AMBLIOPIA.
    Só o oftalmologista pode avaliar e indicar tratamento.
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Tenho uma bolinha na pálpebra inferior do olho esquerdo. Já faz mais de 20 anos que apareceu, depois de um terçol que saiu. Não está crescendo, nem atrapalhando na visão, mas me incomoda esteticamente. É fácil de extrair? Tem algum risco? Obrigada.
  • Estamos (provavelmente) falando em CALÁZIO (lesão cronificada após terçol tratado de maneira incompleta - ou não tratado).

    A remoção cirúrgica do calázio é procedimento simples e rápido, sob anestesia local, a cargo de oftalmologista.

    Os riscos envolvidos são desprezíveis.

    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Quem tem ambliopia pode ser considerada deficiente?
  • Depende da profundidade da ambliopia e da atividade pretendida.
    Exemplo: O Detran admite concessão de CNH nos casos de ambliopia leve, porém a mesma ambliopia impossibilitaria concessão do "brevet" para pilotar aviões (conforme a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil).
    Ambliopias com acuidade visual de 20/400 ou pior configuram o que se chama de "cegueira legal ou profissional" (caso que configura direito a benefícios previdenciários).
    Dependendo do caso, ideal seria TRATAR a ambliopia.
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.