Doutor Responde
Login

Vic Johnson

72 Respostas
7 Especialistas concordam
109 Agradecimentos
Quais são os sintomas de pressão alta nos olhos?
  • Nem toda pressão alta nos olhos é glaucoma, mas exige investigação por oftalmologista.
    Glaucomas há vários (crônico simples, agudo, congênito, traumático...).
    Destes, o mais comum é o GLAUCOMA CRÔNICO SIMPLES, que é também o mais perigoso, pelo simples fato de que no início NÃO PRODUZ SINTOMAS, e, não havendo sintomas perceptíveis, o paciente deixa de buscar socorro, dando-lhe oportunidade para acumular danos irreversíveis à visão, como REDUÇÃO DO CAMPO VISUAL (perda da visão lateral, como se o portador enxergasse através de um tubo). Em estádio mais avançado, este glaucoma leva à perda também da visão central (cegueira).
    Ideal é submeter-se a EXAME OFTALMOLÓGICO PREVENTIVO ANUAL (de preferência todos os anos no mês do seu aniversário, como bom lembrete).
    V. Johnson, oftalmologista, Campinas
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Minha fiha de 9 anos foi diagnosticada com anisometropia. Ela tem um olho com problema e o outro com visão normal. O oftalmologista disse que ela tinha q ter usado óculos aos 4 anos e q agora não há o q fazer. Existe algum outro tratamento para ela?
  • A julgar por seu relato, o olho de maior 'grau' se tornou AMBLÍOPE (não desenvolveu visão por falta de uso). De fato, os livros clássicos de Oftalmologia dizem que, após os seis anos de idade, não há correção para AMBLIOPIA.

    Por teimosia, já tratei vários pacientes amblíopes APÓS os seis anos (inclusive adultos) - e, sempre que o paciente se submeteu ao tratamento, houve, SIM, melhora significativa da visão. O resultado é tão melhor e mais rápido quanto mais cedo se inicia o tratamento, que consiste em PENALIZAÇÃO do olho MELHOR, isto é, oclusão do olho MELHOR para 'forçar' o olho pior a enxergar. Seria recomendável iniciar a penalização JÁ (para penalização, é essencial que os óculos estejam atualizados).

    Crianças se sentem humilhadas pelo uso de oclusão ("tampão") em público. Nestes casos, convém então fazer a penalização, pelo menos, SEMPRE que a criança esteja em ambiente doméstico. Ou seja: o olho melhor deve ser ocluído SEMPRE que a criança esteja em casa.

    Nos primeiros dias de tratamento é natural que o paciente encontre dificuldades visuais. Parece desanimador, mas, com persistência, em poucos dias tal dificuldade se reduz e passa a ser progressivamente mais tolerável, pela progressiva melhora da visão. Os resultados SÃO compensadores!

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas

    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
MEUS OLHOS DOEM E TAMBÉM DÓI EM CIMA DO OLHO, OU SEJA, NA CABEÇA. PRECISO USAR ÓCULOS ?
  • Depende da CAUSA da dor. As causas mais comuns da queixa são astigmatismo, hipermetropia e POSTURA às atividades visuais.

    Possíveis ASTIGMATISMO e HIPERMETROPIA são constatados em exame oftalmológico (sempre sob efeito de colírio cicloplégico), e adequadamente corrigidos por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

    Quanto à POSTURA às atividades visuais (como leitura, uso de computador ou celular...):
    - LEITURA: Não se aproxime demais do livro. A distância ideal de leitura é de não menos do que 30-35 cm (aproximadamente dois palmos) do rosto.
    - COMPUTADOR: Para este, a distância entre olhos e monitor deve ser maior, e o critério é simples:
    Junte as mãos como se fosse rezar. Estenda os braços completamente e toque o monitor com as pontas dos dedos. Esta é a distância ideal de uso do monitor.
    - CELULAR: Convém usá-lo à distância de pelo menos dois palmos do rosto.

    Por regra, estas providências simples eliminam dores, olhos vermelhos e cansaço óculo-visual.

    Ainda sobre celular, é oportuno lembrar das REM (radiações eletro-magnéticas) emitidas pelo aparelho. Estas radiações são prejudiciais não só para os olhos, mas para o organismo todo. Celulares devem ser usados apenas para comunicações breves. Para conversas longas, telefones FIXOS são mais seguros.

    V. Johnson, Campinas, SP
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Tenho uma diferença de 5 graus de um olho para o outro, tive duas prescrições distintas, uma com o grau total para os dois olhos (OD 4,5 e OE 9,4) e uma outra prescrição com as lentes ajustadas para o grau do olho direito (4,5). Estou em dúvida...
  • Quando a diferença de 'grau' entre os dois olhos é maior do que 4 D, sua correçã total torna os óculos intoleráveis.
    Nesse caso em particular talvez convenha considerar LENTES DE CONTATO ou CIRURGIA REFRATIVA.
    V. Johnson
    Campinas
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Qual o melhor tratamento para blefarite?
  • Blefarites há várias (infecciosa, alérgica, traumática, química...) e o tratamento depende da etiologia (causa). Entretanto, a higiene básica contribui (muito) para o seu controle:
    (1) No banho diário, molhar rosto e mãos.
    (2) Passar os dedos em sabonete comum (NÃO usar shampoos!). Com os olhos fechados, e esta quantidade mínima (até invisível) de sabonete nos dedos, massagear as pálpebras, na altura dos cílios (não confunda com sobrancelhas), em movimentos HORIZONTAIS de vai-vem, desde a região nasal até a temporal, DELICADA e INSISTENTEMENTE.
    (3) Enxaguar o rosto abundantemente, porque resíduos do sabonete agravariam ainda mais a blefarite (acrescentaria uma blefarite química).
    Assim como escovar os dentes, este procedimento deve se tornar habitual (para a vida toda), porque blefarites tendem a se tornar crônicas.
    Se praticado habitualmente, este procedimento não matará possíveis biocontaminantes, mas reduzirá grandemente sua população, reduzindo também as manifestações inflamatórias.
    V. Johnson, Campinas, SP
    = = =

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.