Vic Johnson
82 | Respostas |
7 | Especialistas concordam |
119 | Agradecimentos |
-
Olhos vermelhos, ardência e dores de cabeça, predominantes em final de dia, sugerem HIPERMETROPIA e/ou ASTIGMATISMO. Exame oftalmológico consciente identifica e trata adequadamente o problema.
-
Colírios que 'clareiam' os olhos são vasoconstritores (reduzem o diâmetro das artérias), escondendo momentaneamente a vermelhidão. Mas o uso repetitivo de vasoconstritores AGRAVA o problema. É preciso identificar a CAUSA da vermelhidão, o que se faz em CONSULTA OFTALMOLÓGICA consciente.
-
Sua descrição sugere BLEFARITE ANGULAR (pelo diplobacilo de Morax-Axenfeld). Por ser crônica, eliminação da bactéria é praticamente impossível. Portanto, evite medicamentos. À hora do seu banho diário, molhe rosto e mãos. Passe os dedos em sabonete comum. Com os olhos fechados, massageie horizontalmente a região dos CÍLIOS (sem violência, mas com insistência), em toda a sua extensão (desde a região nasal até a região temporal). A seguir enxágue MUITO BEM a região. Este procedimento não elimina a bactéria, mas mantém baixa sua população local, aliviando significativamente a queixa.
-
Nessa idade, é comum que a criança se aproxime demais do objeto de mirada (livro, TV, computador e, principalmente, CELULAR), o que força demasiadamente os músculos intraoculares. Experimente orientá-lo a AFASTAR os objetos do rosto.
Caso este procedimento não elimine a queixa, é muito provável que a criança seja portadora de HIPERMETROPIA e/ou ASTIGMATISMO que devem ser corrigidos por óculos.
-
O uso de celular, para uma criança de tão tenra idade, não é prudente. São pelo menos 3 ameaças:
(a) radiação eletromagnética favorece tumores (inclusive cerebrais);
(b) radiação azul da tela danifica retina;
(c) excessiva proximidade ao celular (infelizmente regra entre usuários) promove desbalanços oculares que podem culminar em estrabismo.