Gastroenterologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Olá!
A intolerância a lactose está relacionada com a quantidade de leite e derivados que as crianças ingerem (diferente da ALERGIA à proteína do leite de vaca). A lactase é a enzima que "quebra" a lactose. Quando ainda são lactentes, e mamam apenas leite, a quantidade de lactase é maior. Durante a introdução alimentar, há redução da lactase, diminuindo ainda mais ao percorrer da infância e idade adulta.
Em alguns casos, quando a dieta é muito rica em leite e derivados, a lactase (essa enzima), não será suficiente.
Surgirão então os sintomas como: distensão abdominal, flatulência, dor abdominal e diarreia, podendo variar de criança para criança. (Da mesma maneira ocorre com adultos).
O correto é o acompanhamento com gastropediatra para orientações e, se for o caso, medicações.
Se realmente for apenas intolerância à lactose, a diminuição desses produtos ajudará nos sintomas.
Porém, nenhuma orientação substitui a avaliação de um profissional, para fazer os diagnósticos diferenciais.
Abraço!
-
Bom dia. O especialista que você teria que levar seria o gastroenterologista, contudo o tratamento que está sendo realizado é o correto, mas gasta tempo para readaptar podendo chegar até anos para ter uma boa diferença.
Cada pessoa tem seu hábito intestinal (horário, se barulho ajuda, quando está sozinho em casa... ), por isso ele precisa se conhecer para melhorar a constipação intestinal. -
Sim, o ideal é procurar um gastroenterologista pediátrico, para ajudar seu filho. É importante diferenciar os casos de constipação (intestino preso), e saber se há alguma doença causando ou piorando a constipação.
Pode ser o caso também de ajustar a dose do medicamento.
Procure um gastropediatra! Abraço!
-
Boa noite, será preciso avaliá-la com atenção. Pode ser apenas uma constipação intestinal de início precoce causada pelo uso de fórmula infantil inadequada para ela ou até mesmo erros na introdução da alimentação complementar. De qualquer forma é preciso descartar outras patologias.
-
Boa noite, é preciso acompanhamento com gastroenterologista pediátrico. Provavelmente trata-se de constipação intestinal funcional em que é necessário correção de hábitos alimentares, além de orientações quanto ao recondicionamento do hábito intestinal e uso de medicamentos até que se estabeleça evacuação dentro dos parâmetros de normalidade.