Gastroenterologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Pode ser secundária à infecção (vírus ou bactérias), doença inflamatória intestinal, parasitoses, alergias alimentares, etc. Algumas destas causas não são graves e tem muitas chances de cura. Para saber a causa, é fundamental saber quais os sintomas apresentados pelo paciente, além de exames laboratoriais e exame físico.
-
Pode ser um quadro de disquesia, comum nesta idade, e geralmente ocorre porque o bebê faz o esforço abdominal para evacuar porém não relaxa o assoalho pélvico (consequentemente não relaxa a musculatura da região anal). Após uns 10 a 20 minutos de esforço intenso, a criança evacua fezes pastosas e se acalma. É um distúrbio funcional que resolve espontaneamente até os 9 meses. É fundamental a avaliação do especialista para afastar qualquer anormalidade na região perianal ou doença orgânica.
-
Olá, boa tarde. Seria necessário uma consulta pra que eu avaliasse melhor a causa das dores abdominais, para descobrir porque ele tem tantos gases ou se realmente é só isso.
-
A constipação pode ser funcional ou secundária a alguma doença de base. A constipação funcional é a causa mais comum, está relacionada a uma dieta pobre em fibras e água e muitas vezes a uma postura retentiva (criança tem vontade de evacuar mas evita pelo medo de sentir dor). A constipação pode ser secundária a alguma doença (por exemplo: hipotireoidismo, malformação anorretal, alergia alimentar, doença celíaca, anormalidades da medula espinhal, etc). É fundamental o acompanhamento com especialista para o diagnóstico e tratamento adequados pois, além do sofrimento da criança, o atraso no tratamento pode causar sequelas no intestino como megacólon.