Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Na gravidez, a mulher aumenta de peso e retém líquido. Isso pode fazer aumentar a compressão do nervo mediano no túnel do carpo (em pessoas que já apresentem alguma compressão), então os sintomas aparecem ou pioram. Agora, muitos anos depois provavelmente você desenvolveu a síndrome por outros motivos: geralmente tipo de trabalho usando muito as mãos. As dormências são os sintomas mais comuns. Essa coceira é uma alteração da sensibilidade, também causada pela compressão.
-
Dormência nas mãos é um sintoma clássico de síndrome do tunel do carpo. Ou seja, você demonstra clínica e exames compatíveis com esta patologia.
-
Se seu tumor é pequeno com certeza sua dor não vem dele. Pode ser uma enxaqueca, cefaléia tensional, etc. O ideal seria conversar com seu médico para tentar tratamento para ela. Atualmente existem bons remédios de uso contínuo por algum tempo para este fim.
-
Primeiro, antes de mais nada, sempre tratar de maneira conservadora, pois a imensa maioria dos casos (>90%) estabilizam ou cedem apenas com medicações e fisioterapias ou tratamentos alternativos. A cirurgia fica restrita a poucos casos (<10%) nos quais não se tem resposta satisfatória ao tratamento clínico. Procure seu neurocirurgião para melhor esclarecimento.
-
A degeneração e a profusão discal são normalmente tratadas de maneira conservadora com analgésicos e reabilitação física, com o objetivo de alongar e fortalecer a musculatura axial estabilizadora da coluna. Em situações selecionadas, em que não há resposta ao tratamento conservador, podem ser feitos procedimentos minimamente invasivos a fim de melhorar a dor e otimizar a reabilitação.
-
Seu retorno às corridas depende muito de como está sua coluna: existem processos degenerativos? Você está sem dor?
O ideal é sempre manter um acompanhamento fisioterápico, com RPG ou Pilates, para corrigir posturas viciosas e fortalecer musculatura do tronco, reduzindo risco nas atividades físicas de progressão da doença degenerativa. Converse com seu médico.