Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Deve estar havendo compressão de uma raiz nervosa (início do nervo) gerando queixa de dores para perna. Deve procurar um especialista para guiar seu caso.
-
Suas crises podem É indispensável que seja feita uma avaliação neurológica para que se possa localizar o território clínico da dor e ver com que condição ela é mais compatível. Um exemplo são pacientes com hérnias de disco enormes e com dor, mas que a dor não vem das raízes comprimidas pela hérnia, sendo apenas um achado de imagem. Esta pessoa pode inadvertidamente ser operada sem necessidade ou abordar a causa errada. Faça uma avaliação neurológica.
-
Você tem crises frequentes talvez porque a causa da dor ainda não foi adequadamente tratada. Se há, na ressonância magnética, uma hérnia discal então esta deve ser avaliada para saber se está havendo conflito entre ela e o nervo (raiz) do ciático. Caso haja o conflito, a cirurgia deve ser considerada. Caso não haja, se deve tentar outros tratamentos como: perda de peso, fisioterapia, hidrocinesioterapia, acupuntura, etc... pois pode se tratar de uma inflamação crônica da raiz do nervo ciático (radiculite ou neurite ciática).
-
Seria necessário investigar a causa dessa compressão, algumas patologias tem tratamento específico, outras tratamento de sintomas, porém uma avaliação detalhada e exames complementares são necessários para programação terapêutica.
-
Dependerá do grau da degeneração; assim como da compressão. Atrelado a análise dos sintomas manifestos.
 
Assim, a avaliação adequada por um neurocirurgião definirá a conduta a ser estabelecida, que pode ser desde um tratamento conservador aos inúmeros procedimentos cirúrgicos disponíveis, inclusive minimamente invasivos.
-
Havendo compressão medular, geralmente costumamos ser mais agressivos no tratamento, indicando tratamento cirúrgico - estes quadros podem piorar subitamente após pequenos traumas.
-
Se houver sinal medular ou déficit neurológico, progressivo ou não, já se pode indicar cirurgia de forma eletiva. Se houver estenose de canal apenas, compressão medular mas sem déficits, pode tentar tratamento conservador e aguardar resposta adequada. Só o acompanhamento do paciente ao longo dos meses vai dizer a conduta definitiva a ser adotada em cada caso.
-
As dores na coluna e com irradiação para membros inferiores podem ter causas compressivas ou não. Exames pós-operatórios são fundamentais para checar o que pode estar havendo incluindo exames com contraste, tomografia com cortes finos e radiografias simples da região e panorâmica de coluna.
-
Tratamento habitualmente caberá ao neurocirurgião.