Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Se for benigno, o acompanhamento pode ser bem mais espaçado mesmo.
-
Talvez o link que vamos deixar aqui te auxilie com essas informações: https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1386520/meningiomas-causas-sintomas-diagnostico-tratamento-e-evolucao.htm
Equipe médica Centralx
-
Meningioma é um tipo de tumor que surge nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges. A boa notícia é que, na maioria dos casos, esses tumores são benignos, ou seja, não são cancerígenos e costumam crescer de forma lenta. Porém, o tratamento e o acompanhamento dependem do tamanho, da localização e dos sintomas apresentados pelo paciente.
Se o paciente não apresentar sintomas ou se o tumor for pequeno, o neurocirurgião pode optar por realizar apenas um acompanhamento periódico, com exames de imagem para monitorar o seu comportamento (crescimento) ao longo do tempo.
Se o meningioma estiver causando sintomas (como dores, problemas de visão, alterações de personalidade ou dificuldades neurológicas) ou estiver próximo a estruturas importantes do cérebro, deve ser indicada a cirurgia.
Na maioria dos casos, a cirurgia pode ser feita de forma segura e o prognóstico é muito positivo, principalmente quando o tumor é benigno e completamente removido.
Cada caso é único! Por isso, é fundamental que o paciente e os familiares conversem com a equipe médica para entenderem as opções mais adequadas ao contexto específico de cada paciente.
Lembre-se de que essas informações são baseadas em orientações gerais. É muito importante que o paciente siga as recomendações do seu médico, que conhece as particularidades do caso de forma detalhada.
Espero ter ajudado e, se surgirem dúvidas adicionais, não hesite em conversar com um neurocirurgião da sua confiança!
-
Para se ter certeza do diagnóstico de uma lesão expansiva intracraniana é preciso fazer a retirada de pelo menos um fragmento para a análise pelo patologista. A imagem de uma lesão suspeita de meningioma é bem característica, assim podendo em alguns casos fazer o acompanhamento. A necessidade de cirurgia vai depender da região onde a lesão se encontra, do crescimento, de edema ao redor, manifestações do paciente relacionadas à lesão, idade, doenças associadas, etc. Precisamos avaliar uma conjunto de fatores e situações para saber se há indicação de cirurgia.
Para isso, é necessário uma consulta para a avaliação de cada caso. Procure um neurocirurgião para avaliar o seu caso.
-
Neurocirurgião especialista em base de crânio.