Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Dependerá do grau da degeneração; assim como da compressão. Atrelado a análise dos sintomas manifestos.
 
Assim, a avaliação adequada por um neurocirurgião definirá a conduta a ser estabelecida, que pode ser desde um tratamento conservador aos inúmeros procedimentos cirúrgicos disponíveis, inclusive minimamente invasivos.
-
Havendo compressão medular, geralmente costumamos ser mais agressivos no tratamento, indicando tratamento cirúrgico - estes quadros podem piorar subitamente após pequenos traumas.
-
Se houver sinal medular ou déficit neurológico, progressivo ou não, já se pode indicar cirurgia de forma eletiva. Se houver estenose de canal apenas, compressão medular mas sem déficits, pode tentar tratamento conservador e aguardar resposta adequada. Só o acompanhamento do paciente ao longo dos meses vai dizer a conduta definitiva a ser adotada em cada caso.
-
É um evento relativamente raro, mas se o mesmo for sujeito a situações como trabalhar com peso de forma excessiva, realizar esportes de forma inadequada, é possível.
-
Às vezes, o tratamento e reabilitação podem ser demorados, sendo necessário associação de diversas modalidades de tratamento para alcançar uma boa recuperação. Eventualmente, caso não haja recuperação, pode necessitar de cirurgia.







