Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
O Cross linking é indicado para casos em que há progressão do quadro de ceratocone, para evitar evolução. O ceratocone caracteristicamente progride em pacientes mais jovens, na adolescência, podendo mais raramente ocorrer progressão até em torno de 30-35 anos de idade. Não é o seu caso. Para melhora visual, avaliar possível melhora dos óculos, adaptação de lente gás permeável ou escleral. Caso a visão seja muito ruim, poderá ser indicado transplante de córnea (lamelar ou penetrante).
-
11 graus de astigmatismo é indicativo de ectasia corneana (ceratocone, ceratoglobo ou degeneração marginal pelúcia) se não tiver nenhuma cicatrização ou lesão corneana que cause este grau. Deve ser avaliado por especialista em córnea e o exame, se preciso (provável), deve ser complementado com topografia ou tomografia ocular para fechar diagnóstico. Em caso de ectasia de córnea segue-se o caminho abaixo:
1- tentar melhorar a visão com óculos
2- tentar melhorar a visão com lentes de contato especiais (com conforto)
3- Anel intra-corneano para tentar óculos ou lente gelatinosa após a cirurgia ou complementar o grau restante com laser + CXL
4- Sempre acompanhar a evolução da doença pois, se mantiver boa visão de alguma forma e estiver em evolução, deve ser realizado o crosslinking corneano (CXL).
A primeira coisa é PROCURAR UM ESPECIALISTA EM CÓRNEA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL para diagnóstico, principalmente em paciente jovem.