Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Seus relatos sugerem uma disfunção lacrimal (olho seco) ou algum tipo de conjuntivite. O mais adequado neste caso é iniciar o uso de um lubrificante ocular, evitar ambientes secos e refrigerados, e procurar um oftalmologista para um exame detalhado.
 
A avaliação do especialista para fechar o diagnóstico e traçar a melhor conduta é imprescindível.
-
O ideal seria uma avaliação com médico oftalmologista. Olho seco é uma das causas da sensação de corpo estranho, mas não é a única. O oftalmologista que atendê-lo deve everter suas pálpebras em busca de corpo estranho ou concreções cálcicas. É bastante comum e merece atenção, pois mesmo com lubrificantes não melhoram e o paciente mantém a queixa. Devem ser retiradas no próprio consultório.
-
Bom dia. Diversas enfermidades podem estar causando este problema. Desde uma pequena disfunção lacrimal até problemas mais severos relacionados à córnea. O exame oftalmológico é importante para definir o diagnóstico e a conduta a ser tomada. Procure um oftalmologista o quanto antes.
-
Boa noite.
Fica difícil saber qual é o problema que acomete seu olho apenas com sintomas como irritação e lacrimejamento. O ideal seria procurar um médico oftalmologista para avaliá-lo e, a partir disso, fazer o diagnóstico e o devido tratamento. O que posso adiantar é que o lacrimejamento por si só pode levar a um embaçamento visual transitório, que usualmente melhora ao piscar os olhos ou enxugá-los. O uso de lentes corretivas não resolverá a irritação ocular, pois elas corrigem apenas os problemas de erros refracionais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas não costuma aliviar sintomas como os seus. O ideal, reiterando, é procurar um especialista! Abraços.
-
Provavelmente você já apresenta presbiopia. Hoje em dia, temos um grande arsenal de lentes de contato que se enquadram em quase todos os casos. Todo paciente candidato a lente deve ser avaliado pelo oftalmologista antes de usar a lente e ser acompanhado para evitar complicações. Geralmente, para praticar corrida, basta uma boa visão de longe. Casos em que os pacientes querem boa visão para olhar o relógio e monitorar frequência cardíaca, distância, tempo entre outros, podem ter dificuldades quando são présbitas. Nestas situações, podemos indicar báscula ou multifocais, mas a melhor conduta é individualizada e deve ser tomada em conjunto (médico x paciente).
-
(faltou informar idade e sexo)
Desde que diagnosticada e tratada antes dos 6 anos de idade, a recuperação é total. Após aquela idade, o tratamento será tão menos eficaz quanto mais avançada a idade. Assim, convém tratá-la o quanto antes. A despeito disto, e salvo doença associada progressiva, não há risco de cegueira. Quanto às dores de cabeça, convém esclarecer em exame consciencioso - sempre sob cicloplegia ("dilatação das pupilas").