Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
(faltou informar idade e sexo)
Todo procedimento médico envolve riscos, mas, em mãos competentes e experientes, a cirurgia refrativa é bastante segura. Antes de decidir pela cirurgia, no entanto, é indispensável certificar-se de que o "grau" esteja de fato estabilizado. -
Bom dia! Como você tem alta miopia, a cirurgia refrativa a laser (LASIK/PRK) provavelmente não será possível. Assim, a técnica provavelmente proposta seria de implante de lente intraocular, que é uma cirurgia com risco maior que a anteriormente citada. Não podemos esquecer que qualquer cirurgia tem seus riscos inerentes.
-
Sim, normalmente. O glaucoma, na maioria das vezes, não impedirá uso de óculos (na maioria dos tipos de glaucoma), entretanto, para realizar o exame de refratometria (medir o grau necessário em cada olho) é necessário que as condições do olho estejam o mais estáveis possíveis, como a pressão intraocular, para que o exame seja adequado. Assim, se houver benefício visual com uso de óculos, os mesmos podem ser usados sem restrições relacionadas à doença.
-
Provavelmente porque o aumento da pressão está repercutindo na área visual, situada na parte de trás do seu cérebro. É importante avaliar também se não há alteração dentro dos olhos, o que pode ajudar muito a estadiar a Hipertensão Arterial para o seu cardiologista. Isso muda o tratamento! Grande abraço.
-
Os escotomas ou moscas volantes têm várias causas, a alteração da pressão arterial é uma delas. Caso tenha sua pressão arterial sem controle pode ser um dos sinais sintomáticos. Porém, um oftalmologista deve ser consultado e o exame da retina e vítreo se faz necessário para afastar outras causas.
-
Suas queixas são compatíveis com várias possibilidades.
Dentre elas, a possibilidade de que haja realmente um corpo estranho incrustado na CÓRNEA ou na CONJUNTIVA PALPEBRAL (por trás da pálpebra superior). Nesta última eventualidade, a cada piscamento o corpo estranho "lixaria" a córnea - órgão sensível que, quando atritado, produz todos os sintomas e sinais mencionados.
Outra possibilidade seria produção insuficiente de lágrima (raro).
Outras, ainda, incluiriam infecções ou ceratites (punctata, filamentar, úlcera etc).
Em suma, só o exame oftalmológico criterioso esclarecerá e dará solução - e é bom fazê-lo ANTES que surjam complicações que possam comprometer o órgão e a visão.
Vic Johnson, oftalmologista, Campinas.
= = =