O Otorrinolaringologista trata do Nariz, desta forma, sendo a Rinite, uma doença deste órgão, é o especialista a ser procurado para a confirmação de tal diagnóstico e tratamento dos males que afetam este segmento.
Sim, consegue. As rinites (de origem alérgica) têm o tratamento medicamentoso e ambientais. Converse com seu otorrino e siga principalmente as orientações de higiene ambiental.
Sim! Com certeza. O Otorrinolaringologista é o especialista que irá avaliar as causas infecciosas, alérgicas ou as alterações de anatomia (adenoide, desvio de septo, etc.) que possam estar favorecendo a rinite.
Caro paciente, o nível de atenção básica e inicial de atendimento no SUS é o Posto de Saúde ou Posto de Atendimento Médico. Procure um que tenha Otorrino ou senão, quando diante do clínico, externe o seu quadro e peça direcionamento para um.
Pelo fato de ser fumante, com uma queixa unilateral, uma Videolaringoscopia é fundamental na sua avaliação. Procure serviços de Otorrino ligados ao SUS (Hospital das Clínicas no canela ou o Hospital Santo Antônio - Irmã Dulce no largo de Roma).
Voltar ao Otorrinolaringologista que fez a avaliação inicial, para identificar o que houve, porque não respondeu ao tratamento clínico. Se continuar supurando, provavelmente ainda está perfurada a membrana do tímpano.
A audição vai permanecer diminuída por uns dias enquanto ainda tiver secreção e enquanto estiver com a perfuração. O importante agora é proteger o ouvido da água e retornar para seguimento com seu otorrino.
Prezado internauta, recomendamos entrar em contato com o médico prescritor, manter a medicação analgésica para dor/febre, colocar compressa, toalha ou bolsa térmica morna sobre o ouvido e, caso não tenha sido prescrito nenhuma medicação em gota, não pingar nada por conta própria.
Febre em pacientes com 2 anos ou menos é um sinal de alerta importante. Febre persistente, seja com dor no ouvido ou em outra localização, é sinal de necessidade imediata de tratamento. Procure um otorrino para avaliação. Algumas infecções de ouvido, se não tratadas de maneira adequada, em tempo hábil, podem ter complicações graves como a meningite.
As doenças relacionadas ao labirinto, não somente as Labirintites como muitas outras, são melhor avaliadas pelo Otorrinolaringologista. Um bom exame físico e uma boa história clínica, na maioria das vezes é diagnóstica em algumas situações associada aos exames Otoneurológicos.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.