Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A tricotilomania não tem tratamento medicamentoso específico, apesar de alguns resultados positivos com algumas medicações. Sertralina e fluoxetina não são medicações aprovadas para tricotilomania. Terapia comportamental e reversão de hábito (outro conjunto de técnicas) são os tratamentos mais comprovados.
-
É uma situação difícil mesmo. Esperança e a falta de esperança são crenças. Só que a primeira nos faz caminhar.
-
Há muitos tipos de mudanças de humor, de causas diferentes. O mesmo em relação a "pensamentos e sentimentos fora do comum". Dificuldades de sono são frequentes na maioria dos transtornos psiquiátricos. Consulte um(a) psiquiatra.
-
Um profissional de saúde mental, psiquiatra ou psicólogo pode ajudá-lo na avaliação dessas experiências.
-
Procure um psiquiatra com experiência em transtornos de uso de substâncias ou um serviço de tratamento de transtornos de substâncias.
-
Se adquiriu problemas psíquicos não há como saber, sem entrevistar você. Mas, certamente, há pessoas que desenvolvem sintomas depressivos e de dificuldades cognitivas, após terem COVID-19. Se está incomodado com esta possibilidade, consulte um(a) psiquiatra.
-
Olá, quadros de tontura podem estar associados à ansiedade, principalmente quando se trata de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Todo este sofrimento pode causar grande desgaste e o quadro ir se agravando. Quadros de Síndrome do pânico, fobias e estresse merecem uma avaliação minuciosa e com uso de medicações corretas para o tratamento.
Dessa forma, sugiro que seja marcada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, muito provavelmente será necessário uso de medicações. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.