Radiologia e Diagnóstico Por Imagem

Perguntas respondidas

Gestante de 18 semanas pode fazer USG pélvica endovaginal?
  • Sim. O exame transvaginal pode ser realizado em pacientes gestantes.
    Na idade gestacional de 18 semanas não é realizada avaliação endovaginal de rotina em gestantes, porém é um exame muito importante entre 20 e 24 semanas para medir o colo uterino e habitualmente é realizado juntamente com a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre.
    A avaliação do colo uterino via transvaginal é essencial para o rastrear o risco de parto prematuro e assim instituir a prevenção, quando necessário, visto que a prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal.

    • Dr. Vinícius Filadelfo
    Dr. Rodolpho Candiotto
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia
    Colatina / ES
  • Além da clara explicação do Dr. Rodolpho eu gostaria de acrescentar a importância da realização do exame obstétrico por via transvaginal no terceiro trimestre para a avaliação da placenta (quando se quer confirmar ou excluir uma implantação baixa da placenta, isto é, placenta prévia e placenta marginal), bem como para a avaliação de possível inserção anômala do cordão umbilical com vasa prévia.

    • Dr. Rodolpho Candiotto
    Dr. Vinícius Filadelfo
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia Geral
    Ilhéus / BA
Tem ultrassom morfológico de 1° trimestre e o de 2°?
  • Bom dia. Tem sim.
    O que chamamos de ultrassom morfológico de primeiro trimestre tem como principal função pesquisar marcadores de risco para malformações, síndromes genéticas e aneuploidias. A avaliação de alguns segmentos anatômicos tb se faz neste período, como por exemplo o diagnóstico de acrania, anencefalia, hérnias de parede abdominal, dentre outros.
    O exame morfológico de 2º trimestre é realizado quando todas as estruturas anatômicas já se formaram. É realizado um estudo detalhado do sistema nervoso central e coluna, face, musculoesquelético, urinário, genitália, pulmões e coração, trato gastrointestinal.
    É importante lembrar que algumas malformações podem aparecer apenas após o exame morfológico, como é o caso de algumas infecções fetais que podem resultar em alterações anatômicas e funcionais de alguns órgãos e sistemas.

    Dr. Vinícius Filadelfo
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia Geral
    Ilhéus / BA
O exame da tomografia computadorizada detectou cisto no terço médio do rim esquerdo. Qual é a gravidade?
  • Depende das características deste cisto, que deve ser analisado em um exame de tomografia com contraste endovenoso. Nesta análise existe uma classificação específica de Bosniak, que vai predizer se ha ou não o risco de malignidade, orientar a conduta e/ou o seguimento. Portanto, somente com as características do cisto renal, segundo esta classificação, poderemos avaliar a gravidade.

    Drª. Izanne Martins Neves
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia
    Manaus / AM
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br