Tenho uma filha de 12 anos que nasceu com atresia de esôfago e com 4 anos reparamos que ela ñ aprendia na escola, deram diagnósticos até uma psiquiatra dizer q é deficiência intelectual. Meu medo é ser alguma síndrome, genética e está tratando errado

  • A deficiência intelectual afeta até 3% da população mundial. Os fatores genéticos desempenham um papel fundamental na deficiência intelectual e, sempre que, além da deficiência intelectual, tivermos outros fatores associados, como epilepsia, malformações ou outros, as causas genéticas devem sim ser investigadas.

    No caso, como se trata de uma associação de atresia esofágica (uma malformação congênita) com deficiência intelectual, a avaliação genética com revisão detalhada do histórico e exame físico completo por um médico geneticista será fundamental para esclarecer a causa para o quadro.

    Drª. Bibiana Mello de Oliveira
    Genética Médica
    Porto Alegre / RS