Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Pessoas idosas podem tomar ivermectina?
  • Podem sim, quando tiver indicação. O uso está indicado para doenças relacionadas a parasitoses ou diarreias agudas.

    2
    • Dr. Ernesto Alexandre Caye
    1
    Dr. Luiz Felipe Scopel
    Dr. Luiz Felipe Scopel
    Geriatria E Gerontologia
    Medicina de Família e Comunidade
    Brasília / DF
    Marcar consulta
  • Sim.

    0
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
Minha mãe, 78 anos, com Parkinson e Alzheimer, está muito fraca e não está conseguindo caminhar. Está ficando meio surda e a voz fraca e enrolada. Estou assustada, preciso de ajuda. Obrigada.
  • Procure um geriatra para avaliação clínica completa. Algumas medidas podem melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações como desnutrição, quedas e infecções.

    3
    Drª. Larissa Santana Neves de Carvalho
    Drª. Larissa Santana Neves de Carvalho
    Geriatria
    Goiânia / GO
    Solicitar agenda
O médico Geriatra trata diabetes também?
  • Sim. O médico geriatra cuida do idoso como um todo, avaliando cada doença que ele possui (que frequentemente são várias) e cada medicação que usa, priorizando as mais críticas e regendo os problemas encontrados para, assim, melhorar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo idoso.

    1
    Drª. Claudia Caciquinho Vieira de Souza
    Drª. Claudia Caciquinho Vieira de Souza
    Geriatria
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
  • Olá, bom dia! O médico Geriatra também trata diabetes, assim como Médicos de Familia, Clínicos, Pediatras, Cardiologistas Ginecologistas e médicos de outras especialidades, desde que tenham boa formação e estejam familiarizados a tratar a doença. Muitas vezes, uma boa relação médico-paciente é determinante para se conseguir bons resultados. Lembro que os Endocrinologistas que são os especialistas em diabetes e os casos de difícil controle, principalmente quando se necessita de várias doses de insulina diariamente, devem ser encaminhados para esta especialidade, juntamente com nutricionistas e preferencialmente em equipe interdisciplinar.

    0
    • Drª. Claudia Caciquinho Vieira de Souza
    1
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Minha mãe acordou com a fala arrastada e desorientação, fui à UPA e a pressão dela estava alta 11/13 sem infecções na urina e no sangue, eletro normal, mas não melhorou. Continua com desorientação. Vocês podem me ajudar? O que posso fazer?
  • Hipertensão + fala arrastada pode ser um AVEi, procure um centro que tenha tomografia para excluir ou agende consulta com um Geriatra com urgência.

    3
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Dr. Vinicius Benetti Miola
    Clínica Médica
    Geriatria
    Joaçaba / SC
    Solicitar agenda
A médica trocou minha medicação para OSTEOFAR, desde então, estou com dor de cabeça forte e de vez em quando sinto tonturas, quando me deito ou me viro na cama. Tomo a medicação de 8/8 dias. Sou ALÉRGICA, fiquei com coceira e inchaço nos olhos.
  • Essa medicação é o Alendronato, usado para o tratamento de Osteoporose. Em 2,6% dos casos pode causar dores de cabeça e em menos de 1% dos casos também pode causar tonturas, ou seja, não são efeitos colaterais muito comuns, mas seria interessante você retornar ao seu médico e relatar esses fatos para que ele avalie a real causa e decida sobre a continuação da medicação. O que me pareceu estranho no seu relato foi a posologia da medicação a cada 8 horas, pois não é a posologia correta dessa medicação. Normalmente, indicamos o uso dela 1 vez por semana ou 1 vez ao dia a depender da sua dosagem. Retorne ao seu médico para a verificação correta dessa medicação.

    0
    • Dr. Tomaz Nunes Mota de Aquino
    1
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.