Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Boa noite, queria saber que detectei que estou com hepatite B, eu e minha esposa, mas acho que pode ser um erro laboratorial porque doei sangue há dez meses e meu exame deu não reagente, pode ser?
  • Pode ser um erro laboratorial sim, mas o ideal é fazer uma avaliação médica nova e repetir estes exames. A hepatite B é uma doença que, se confirmada, tem tratamento.

    0
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Olá! Estou com resistência a muitos antibióticos orais e com uma infecção urinária imbatível. Seria a especialidade de infectologista a tratar com antibióticos venosos? Porque o urologista que fui me receitou mais um antibiótico oral (já é o 3º que tomo).
  • Olá! É preciso avaliar se você apresenta infecção urinária mesmo ou se é um problema chamado bacteriúria assintomática.
    A bacteriúria assintomática é um problema no qual há presença de bactéria na urina porém sem ocorrência de sintomas.
    Habitualmente a bacteriúria assintomática não deve ser tratada com antibióticos, salvo em algumas exceções como por exemplo na gestante. Recomendo que se busque um infectologista para uma avaliação especializada.
    Boa sorte!

    0
     Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Infectologia
    Infectologia Pediátrica
    Marília / SP
    Solicitar agenda
HIV é transmitido por beijo ou toque de pele?
  • Não. O HIV não é transmitido por beijo (mesmo o de língua), abraço, aperto de mão, toque da pele íntegra, banheiros públicos, copos, talheres, roupas ou qualquer outro tipo de objeto.

    As formas de transmissão bem estabelecidas são:
    - relação sexual desprotegida;
    - compartilhamento de seringas, agulhas e de qualquer material que contenha sangue contaminado (ex.: lâminas de barbear);
    - transfusão de sangue contaminado (hoje raríssimo justamente pela boa triagem dos bancos de sangue);
    - pelo leite materno (a mãe HIV passando para a criança durante a amamentação);
    - durante o trabalho de parto (especialmente se a gestante não tratou o HIV adequadamente durante a gestação);
    - acidente de trabalho onde houve contato com grande volume de sangue contaminado (no caso de profissionais da saúde).

    Independente da forma de transmissão, sempre é bom lembrar que, apesar de ainda não ter cura, tem tratamento eficaz e seguro.

    0
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Já faz mais de um mês que meu filho que tem 2 anos está com um caroço no olho esquerdo, parecendo terçol, e quatro caroços internos no olho direito, já fui em vários médicos. Uma amiga me indicou um infectologista. Ela está correta na indicação?
  • Olá! O adequado é que a senhora procure um oftalmologista, se ele achar necessário encaminhará para o infectologista.
    Boa sorte!

    1
     Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
    Infectologia
    Infectologia Pediátrica
    Marília / SP
    Solicitar agenda
Olá! Gostaria de saber se um exame de mantoux deve ser mostrado a um infectologista, pediatra ou a um clínico geral? Esse exame é de um paciente de 12 anos.
  • A prova da tuberculina ou teste de Mantoux é um dos testes complementares para o diagnóstico da tuberculose. Ele pode ser mostrado a um pediatra, clínico geral, infectologista ou pneumologista. O ideal é ser mostrado para o médico que solicitou o exame, para que seja um exame complementar à história clínica do paciente e ao exame físico realizado.

    1
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.