Boa tarde, preciso muito de ajuda. Tenho um filho de 8 anos, com sintomas que lembram algum tipo de autismo, já levei pra neuro, já fez exames, graças a deus não deu nada em seus exames, mas tem o tempo todo, todos os dias comportamentos repetitivos.

  • Olá! Realmente você conta um quadro sugestivo de Transtorno do espectro autista, porém outras condições como Deficiência Intelectual e Transtorno Obssessivo-Compulsivo também podem ter manifestações semelhantes, dentre outras. A mera suspeição de Autismo muitas vezes provoca na família reações negativas de medo, ansiedade, levando os familiares a negar o problema e atrasar cada vez mais o diagnóstico definitivo e o tratamento mais adequado. Com isso, a criança vai tendo prejuízos cada vez maiores e mais difíceis de serem recuperados, uma vez que qualquer transtorno psiquiátrico na infância compromete a formação intelectual da criança, de sua estabilidade emocional e de sua personalidade.

  • Concordo com minha colega Dra. Andressa e reforço que o diagnóstico na psiquiatria infantil algumas vezes requer seguimento e observação clínica por um período mais longo, onde, na medida em que trabalhamos com a criança, é que podemos identificar mais claramente os sintomas, ou seja, a avaliação depende em grande parte de observação clínica, sendo então os outros exames, auxiliares no diagnóstico. Também é bastante importante avaliação multiprofissional, ou seja, trabalho conjunto com psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros.

    Drª. Eliana Kohatsu Pereira Nogueira de Sousa
    Psiquiatria
    Santo André / SP
  • O diagnóstico e o tratamento do autismo depende de psiquiatra e não de neurologista e se baseia na observação do paciente e aplicação de questionários aos pais, visando esclarecer o comportamento do paciente em várias situações. De qualquer maneira, não existem exames laboratoriais que detectem autismo, mas as alterações do comportamento presentes em crianças devem ser acompanhadas e tratadas por equipe multidisciplinar.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Parece um quadro de Autismo, mas há diagnósticos diferenciais como Retardo Mental, TOC, Transtorno de ansiedade, entre outros. Procure um psiquiatra infantil para melhor avaliação do quadro.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência