Aleximitia: faz tratamento com psicóloga ou psiquiatra?

  • Geralmente nessa situação é importante você procurar primeiro o Psiquiatra para que ele avalie profundamente as suas emoções e sentimentos. E procure entender e anotar antes da consulta, se essas dificuldades que você tem atrapalham você em seus relacionamentos pessoais, familiares e no trabalho.
    Siga minhas redes sociais.

  • Primeiramente, há necessidade de se fazer um diagnóstico, se a pessoa apresenta apenas este sintoma ou ele faz parte de um transtorno mais complexo. Para tanto, um psiquiatra pode ser mais interessante, pois está mais acostumado, de modo geral, a lidar com alguns diagnósticos mais graves. O tratamento precisa ocorrer de acordo com o transtorno apresentado e disto vai depender se é melhor tratar com psiquiatra ou psicólogo. Se a pessoa tiver apenas o sintoma de alexitimia, um psiquiatra ou psicólogo experiente em psicoterapia seria a opção.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Primeiramente seria importante passar com psiquiatra para se fazer uma investigação clínica e diagnóstica. Por exemplo, descartar uma depressão ou até autismo. O segundo passo, tendo um diagnostico, seria buscar ajuda psicológica.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência