Aleximitia: faz tratamento com psicóloga ou psiquiatra?

Sobre: Psiquiatria

Aleximitia: faz tratamento com psicóloga ou psiquiatra? - 21/10/2020

Primeiramente, há necessidade de se fazer um diagnóstico, se a pessoa apresenta apenas este sintoma ou ele faz parte de um transtorno mais complexo. Para tanto, um psiquiatra pode ser mais interessante, pois está mais acostumado, de modo geral, a lidar com alguns diagnósticos mais graves. O tratamento precisa ocorrer de acordo com o transtorno apresentado e disto vai depender se é melhor tratar com psiquiatra ou psicólogo. Se a pessoa tiver apenas o sintoma de alexitimia, um psiquiatra ou psicólogo experiente em psicoterapia seria a opção.

- 22/10/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
532
28
1218

Primeiramente seria importante passar com psiquiatra para se fazer uma investigação clínica e diagnóstica. Por exemplo, descartar uma depressão ou até autismo. O segundo passo, tendo um diagnostico, seria buscar ajuda psicológica.

- 04/11/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
693
21
72

Geralmente nessa situação é importante você procurar primeiro o Psiquiatra para que ele avalie profundamente as suas emoções e sentimentos. E procure entender e anotar antes da consulta, se essas dificuldades que você tem atrapalham você em seus relacionamentos pessoais, familiares e no trabalho. Siga minhas redes sociais.

- 24/10/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
102
2
311

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização