Boa tarde, estou com minha mãe doente e gostaria de saber se a depressão faz com que a pessoa crie situações que não existiram, se há esquecimento, falta de apetite, desânimo e atitude pessimista. Atenciosamente.

  • Olá, tudo bem? Sim, tudo o que você falou são sintomas depressivos, a criação de situações muitas vezes são tentativas de fugas da dor interior que a depressão causa na pessoa. Ela precisa o quanto antes visitar um psiquiatra para estabelecer quais as reais razões que a levaram a esse quadro. Tentar resolver em casa com conversas pode funcionar, porém se não resolveu até agora sugiro procurar um psicólogo ou Psiquiatra para evitar que a situação piore.

  • Certamente, esquecimento (por dificuldades de concentração), falta de apetite, desânimo e pessimismo são bastante característicos de depressão. Quanto a criar situações que não existiram, não fica totalmente claro o que você quer dizer com isto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria