Boa tarde, psiquiatra pode tratar uma pessoa ciumenta obsessiva?

  • Olá. Sim, o ciúme excessivo ou obsessivo pode ocorrer em um quadro que chamamos de síndrome de Otelo, é um Transtorno delirante em que a pessoa acredita veementemente que está sendo traída e por mais que você tente provar a ela o contrário você não consegue mesmo com provas, pois a alteração é na construção do pensamento que ocorre de maneira alterada. Nessa situação é bom procurar logo o Psiquiatra para que não ocorra uma agressão futura. Forte abraço e saúde na cabeça.

  • Pode, porém prescinde de uma compreensão biopsicossocial, sendo necessário um acompanhamento médico e psicoterapia sistematizados, afim de quebrar esta situação preocupante interior, que pode levar a alterações de comportamento e atos impulsivos podendo gerar a violência familiar e ideias de auto extermínio. Implica em forte desejo de posse que relembra situações traumáticas vividas em nossa infância. Vale procurar a ajuda de um profissional experiente, de preferência um Psiquiatra!

    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Psiquiatria
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
  • Sim. O ciúme patológico é tratável através de psicoterapia e uso de medicamentos. Psicoterapia é fundamental nestes casos. Quanto ao pensamento obsessivo, é preciso analisar se entra no contexto do ciúme ou se trata de um transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Há pessoas que somente são muito ciumentas (por razões culturais ou história de vida [por exemplo, sofreu infidelidade]). Nestes casos, qualquer bom psicoterapeuta (psiquiatra ou psicólogo) pode ajudar. Entretanto, existem casos de "ciúmes patológicos", que necessitam de profissionais com experiência neste tipo de problemas. Todo diagnóstico deve ser feito apenas por especialistas, pois mesmo conhecendo os sintomas por leitura, isto é bem diferente de saber discerni-los, na prática.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria