Boa tarde, psiquiatra pode tratar uma pessoa ciumenta obsessiva?

Sobre: Psiquiatria

Boa tarde, psiquiatra pode tratar uma pessoa ciumenta obsessiva? - 13/03/2020

Olá. Sim, o ciúme excessivo ou obsessivo pode ocorrer em um quadro que chamamos de síndrome de Otelo, é um Transtorno delirante em que a pessoa acredita veementemente que está sendo traída e por mais que você tente provar a ela o contrário você não consegue mesmo com provas, pois a alteração é na construção do pensamento que ocorre de maneira alterada. Nessa situação é bom procurar logo o Psiquiatra para que não ocorra uma agressão futura. Forte abraço e saúde na cabeça.

- 14/03/2020
Obrigado
18
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
97
2
268

Há pessoas que somente são muito ciumentas (por razões culturais ou história de vida [por exemplo, sofreu infidelidade]). Nestes casos, qualquer bom psicoterapeuta (psiquiatra ou psicólogo) pode ajudar. Entretanto, existem casos de "ciúmes patológicos", que necessitam de profissionais com experiência neste tipo de problemas. Todo diagnóstico deve ser feito apenas por especialistas, pois mesmo conhecendo os sintomas por leitura, isto é bem diferente de saber discerni-los, na prática.

- 14/03/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
500
28
979

Sim. O ciúme patológico é tratável através de psicoterapia e uso de medicamentos. Psicoterapia é fundamental nestes casos. Quanto ao pensamento obsessivo, é preciso analisar se entra no contexto do ciúme ou se trata de um transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

- 28/03/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
662
21
70

Pode, porém prescinde de uma compreensão biopsicossocial, sendo necessário um acompanhamento médico e psicoterapia sistematizados, afim de quebrar esta situação preocupante interior, que pode levar a alterações de comportamento e atos impulsivos podendo gerar a violência familiar e ideias de auto extermínio. Implica em forte desejo de posse que relembra situações traumáticas vividas em nossa infância. Vale procurar a ajuda de um profissional experiente, de preferência um Psiquiatra!

- 06/04/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo de Oliveira Mundim
Clínica Médica
Psiquiatria
2
0
14

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização