Como tratar a síndrome do pânico?

  • O tratamento para os transtornos do pânico podem ser feitos com medicamentos antidepressivos e ansiolíticos e/ou psicoterapias. Esses medicamentos agem no sistema nervoso central regularizando o funcionamento das áreas cerebrais comprometidas, mas devem ser seguidos ou conjugados com a psicoterapia. A psicoterapia cognitivo-comportamental atualmente é a mais indicada e pode ajudar no controle dos comportamentos, pensamentos e sintomas disfuncionais.

     Equipe médica Centralx
  • A síndrome de pânico ou, mais corretamente, transtorno de pânico, pode ser tratada com medicações. Geralmente, usam-se, como tratamento de primeira linha, os "inibidores de recaptação de serotonina". O resultado costuma ser muito bom, mas se o tratamento com eles não for bem sucedido, podem ser usados outros remédios, também.

    Existem também técnicas comportamentais e cognitivas para o tratamento do pânico, que consistem de ajudar a pessoa a reconhecer situações, pensamentos e emoções relacionadas às crises e a aprender lidar com elas, de modo que a intensidade e frequência das crises vai diminuindo.

    Frequentemente a abordagem comportamental e a medicamentosa são associadas.

    Enquanto as crises de pânico podem ser controladas, geralmente, só com uso de remédios, há sintomas de medos exagerados que, frequentemente, vêm junto com as crises. O mais frequente deles é a agorafobia, que é a dificuldade de ir a lugares com muita gente e de permanecer neles. Este tipo de medo não melhora tanto com a medicação e, geralmente, há necessidade de se usar exercícios comportamentais para tratá-lo. O resultado costuma ser excelente e, se a pessoa fizer de modo correto, há casos em que é possível resolver o problema em questão de semanas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria