Compulsão alimentar deve ser tratada pelo psiquiatra?

Sobre: Psiquiatria

Compulsão alimentar deve ser tratada pelo psiquiatra? - 07/06/2019

Olá, tudo bem. Esse é um dos problemas que mais afeta os obesos. Cerca de 50% dos obesos sofrem de transtorno de compulsão alimentar. E, se não tratado, pode levar ao aumento de peso a cada dia. O tratamento é multidisciplinar sempre. O psicólogo deve fazer terapia cognitiva comportamental ensinando a você a mudar as suas atitudes, nutricionista que deve ensinar a comer de maneira responsável, o psiquiatra que ajudará a mudar atitudes e passará medicamentos para reduzir o impulso de comer. De antemão te deixo algumas dicas. Coma a cada duas horas, tome um copo com água sempre antes de comer, tenha na bolsa amendoim ou castanha para sempre comer entre as refeições, coma em um prato pequeno, levante da mesa antes de todo mundo, tire da geladeira comidas hipercalóricas, se tiver fome coma proteínas (carnes). Pronto, acho que respondi tudo. Fica com Deus e saúde na cabeça.

- 09/06/2019
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
65
2
220

Primeiramente, é importante que você faça um diagnóstico correto, com psiquiatra com experiência em transtornos alimentares, porque nem sempre o que os pacientes chamam de "compulsão" recebe o mesmo diagnóstico. Comer demais, por exemplo, nem sempre é compulsão. Além disto, episódios isolados de comer compulsivo podem ser encontrados em transtornos como, por exemplo, a bulimia. Após o diagnóstico correto, pode-se decidir se existe indicação de tomar alguma medicação (com psiquiatra) ou se só há necessidade de psicoterapia. Em psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia de aceitação e compromisso (ACT) tem bons resultados em transtornos de alimentação e podem ser feitas por psiquiatras ou psicólogos experientes.

- 08/06/2019
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
395
20
825

Feito o diagnóstico, caso seja positivo para compulsão alimentar, o tratamento deverá ser multidisciplinar, com a participação do psiquiatra, psicólogo e também do nutricionista. Este tripé te dará o melhor caminho para o tratamento de sucesso, com resultados mais sólidos.

- 01/07/2019
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Daniela Grespi Soares de Mello
Psiquiatria
5
2
3

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização