Gostaria de saber se tenho compulsão por sexo, algum questionário?

  • Na verdade não existe um questionário especifico. A compulsão pelo sexo também é chamada de ninfomania, o diagnóstico desta condição é feito por um psiquiatra, existem vários tratamentos para a compulsão sexual, pois é considerada um transtorno do impulso.

  • Sim. Existe uma "escala de rastreamento" que foi testada e validada por uma equipe do Proad, Programa de Orientação e Assistência a Dependentes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo foi publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria.
    A escala foi adaptada para o nosso contexto sociocultural, tomando como referência os critérios de dependência de sexo propostos pelo pesquisador Aviel Goodman.

    Teste a sua dependência de sexo

    Responda as perguntas elaboradas pelo Ambulatório de Tratamento de Sexo Patológico e veja se você pode sofrer de compulsão sexual.
    Escala de Rastreamento de dependência de sexo (SILVEIRA et al., 2000)
    Se você responder a seis ou mais respostas afirmativamente, você tem uma chance maior de ser dependente de sexo e deve procurar um diagnóstico profissional.
    "Esta é uma escala de RASTREAMENTO, e não DIAGNÓSTICO, ou seja, quem pontuar o suficiente nela deve se submeter a uma avaliação mais cuidadosa com um profissional qualificado, antes de se achar um dependente de sexo de carteirinha", alerta o Dr. Aderbal Vieira Filho, do Ambulatório de Tratamento de Sexo Patológico - PROAD - da Unifesp.
    1. Você sofreu abuso sexual quando criança ou na adolescência?
    Sim
    Não
    2. Você tem assinado ou comprado regularmente revistas pornográficas?
    Sim
    Não
    3. Seus pais tiveram problemas de ordem sexual?
    Sim
    Não
    4. Você frequentemente se percebe preocupado com questões sexuais?
    Sim
    Não
    5. Você acha que seu comportamento sexual não é normal?
    Sim
    Não
    6. Sua (seu) esposa(o) ou companheira(o) se preocupa ou até mesmo reclama de seu comportamento sexual?
    Sim
    Não
    7. Para você é difícil interromper seu comportamento sexual mesmo sabendo que é inadequado?
    Sim
    Não
    8. Você chega a se sentir mal por causa de sua conduta sexual?
    Sim
    Não
    9. Sua conduta sexual já causou problemas a você ou à sua família?
    Sim
    Não
    10. Você alguma vez buscou ajuda para lidar com comportamentos sexuais de que não gostava?
    Sim
    Não
    11. Você já chegou a se preocupar com o fato das pessoas descobrirem a respeito de suas atividades sexuais?
    Sim
    Não
    12. Alguém já se feriu emocionalmente devido à sua conduta sexual?
    Sim
    Não
    13. Alguma de suas atividades sexuais é ilegal?
    Sim
    Não
    14. Você já se prometeu deixar de fazer alguma coisa relacionada ao seu comportamento sexual?
    Sim
    Não
    15. Você já fez alguma tentativa de interromper algum aspecto de sua conduta sexual e acabou não conseguindo?
    Sim
    Não
    16. Você tem que esconder dos outros algum aspecto de seu comportamento sexual?
    Sim
    Não
    17. Você já tentou parar de fazer alguma coisa relacionada a sua atividade sexual?
    Sim
    Não
    18. Você já achou que o seu comportamento sexual era degradante?
    Sim
    Não

    19. Sexo é para você uma forma de escapar de seus problemas?
    Sim
    Não
    20. Você se sente deprimido após fazer sexo?
    Sim
    Não
    21. Você já sentiu necessidade de deixar de praticar alguma forma de comportamento sexual?
    Sim
    Não
    22. Sua atividade sexual interfere com sua vida familiar?
    Sim
    Não
    23. Você já manteve práticas sexuais com menores de idade?
    Sim
    Não
    24. Você sente que é controlado por seu desejo sexual?
    Sim
    Não
    25. Você sente que seu desejo sexual é mais forte do que você?
    Sim
    Não
    FONTE : Ambulatório de Tratamento do Sexo Patológico - PROAD - Unifesp

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Bom dia, independente de questionário formal, você deveria passar em um psiquiatra ou psicólogo pois o simples preenchimento de questionário pode não ser conclusivo.

    Dr. Jose Juarez de Oliveira Junior
    Psiquiatria
    Barueri / SP
  • O empecilho acaba de ser derrubado. Desde o mês passado, o Brasil já tem uma "escala de rastreamento para dependência de sexo" devidamente validada em pesquisa. Trata-se de um questionário com 25 perguntas preenchido pelo próprio paciente. Caso responda "sim" a seis ou mais das questões, a pessoa "é um provável dependente de sexo". Qualquer médico e até mesmo um técnico treinado - e não mais necessariamente um psiquiatra- podem agora fazer um diagnóstico inicial desse tipo de dependência.
    Segundo pesquisas internacionais, entre 2% e 3% das pessoas sofrem desse mal.
    A "escala de rastreamento" foi testada e validada por uma equipe do Proad, Programa de Orientação e Assistência a Dependentes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo foi publicado na última edição da Revista Brasileira de Psiquiatria.
    "O trabalho consistiu em adaptar a escala para o nosso contexto sociocultural, tomando como referência os critérios de dependência de sexo propostos pelo pesquisador Aviel Goodman", diz o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, que coordena o Proad.
    Na escala de rastreamento adotada nos EUA, o pesquisador P. Carnes considera que as pessoas que respondem afirmativamente a 13 ou mais questões são classificadas como "prováveis casos de dependência de sexo". Silveira baixou esse corte para seis. "Nesse ponto, a escala identificou corretamente 83,3% dos casos de dependência de sexo", diz. "A escala original tem um corte mais alto porque a sociedade americana é tão reprimida sexualmente que o distúrbio é também velado."

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência