O psiquiatra pode diagnosticar algum transtorno na primeira consulta?

  • 1. Sim, é possível. Aqui vai algumas dicas pra aproveitar melhor sua consulta e ajudar o médico no diagnóstico.

    2. Seja sincera e verdadeira na hora da sua consulta viu?
    Não exagere nas queixas nem seja prolixo demais, mas também não conte mentiras nem esconda sintomas por vergonha de falar da sua vida, lembre do sigilo médico. Revele tudo, por mais difícil que seja. Há quem não conte que exagera na bebida, por exemplo. Isso dificulta o diagnóstico e impede uma cura rápida .

    3. Faça uma lista dos remédios e suplementos que você costuma tomar.
    Anote (e conte) o nome, a dose e o horário de cada um, mesmo que ele não pergunte.

    4. Leve seus exames de laboratório mais recentes.
    Mesmo os que foram pedidos por outro médico leve. Isso pode ajudar o Dr Cleber Santana a conhecer melhor sua saúde.

    5. Cuidado com a internet.
    Pesquise seus sintomas e até sua possível doença, mas não tire uma conclusão sobre o que você tem antes da consulta. Explique ao Dr Cleber Santana o que está sentindo e siga as orientações dele.

    6. Espere seu médico abrir os exames para tirar conclusões.
    Se não resistir, nada de desespero. Os nomes complicados podem ser só a descrição de um quadro inofensivo.

    7. Pergunte outra vez, se for necessário, mas não saia com dúvidas.
    Psiquiatras não mordem! Faça a mesma pergunta até entender exatamente o que se passa em sua mente.

  • Sim, é possível para um psiquiatra experiente detectar doenças mentais ou emocionais já na primeira consulta. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Geralmente, é possível, numa consulta cuidadosa, fazer diagnóstico já da primeira vez. Dependendo do caso, da capacidade de auto-observação da pessoa e da complexidade do caso, pode haver necessidade de mais de uma consulta ou mesmo entrevistar pessoas da família ou da intimidade do(da) paciente - logicamente, sempre e apenas com permissão dele(a). Mas, na imensa maioria das vezes, é possível fazer o diagnóstico já na primeira consulta.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria