O psiquiatra pode diagnosticar algum transtorno na primeira consulta?

Sobre: Psiquiatria

O psiquiatra pode diagnosticar algum transtorno na primeira consulta? - 08/04/2020

1. Sim, é possível. Aqui vai algumas dicas pra aproveitar melhor sua consulta e ajudar o médico no diagnóstico. 2. Seja sincera e verdadeira na hora da sua consulta viu? Não exagere nas queixas nem seja prolixo demais, mas também não conte mentiras nem esconda sintomas por vergonha de falar da sua vida, lembre do sigilo médico. Revele tudo, por mais difícil que seja. Há quem não conte que exagera na bebida, por exemplo. Isso dificulta o diagnóstico e impede uma cura rápida . 3. Faça uma lista dos remédios e suplementos que você costuma tomar. Anote (e conte) o nome, a dose e o horário de cada um, mesmo que ele não pergunte. 4. Leve seus exames de laboratório mais recentes. Mesmo os que foram pedidos por outro médico leve. Isso pode ajudar o Dr Cleber Santana a conhecer melhor sua saúde. 5. Cuidado com a internet. Pesquise seus sintomas e até sua possível doença, mas não tire uma conclusão sobre o que você tem antes da consulta. Explique ao Dr Cleber Santana o que está sentindo e siga as orientações dele. 6. Espere seu médico abrir os exames para tirar conclusões. Se não resistir, nada de desespero. Os nomes complicados podem ser só a descrição de um quadro inofensivo. 7. Pergunte outra vez, se for necessário, mas não saia com dúvidas. Psiquiatras não mordem! Faça a mesma pergunta até entender exatamente o que se passa em sua mente.

- 13/04/2020
Obrigado
10
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
97
2
276

Sim, é possível para um psiquiatra experiente detectar doenças mentais ou emocionais já na primeira consulta. Abraço!

- 27/06/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
678
21
70

Geralmente, é possível, numa consulta cuidadosa, fazer diagnóstico já da primeira vez. Dependendo do caso, da capacidade de auto-observação da pessoa e da complexidade do caso, pode haver necessidade de mais de uma consulta ou mesmo entrevistar pessoas da família ou da intimidade do(da) paciente - logicamente, sempre e apenas com permissão dele(a). Mas, na imensa maioria das vezes, é possível fazer o diagnóstico já na primeira consulta.

- 11/04/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
500
28
1040

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização