Observei vários traços apontados no texto sobre TOC em mim. Porém, nenhum psiquiatra diagnosticou o TOC. Gostaria de saber se ao longo dos anos pode-se desenvolver um quadro de TOC em decorrência de problemas psicológicos de outra origem.

  • Sim. Um quadro de TOC pode aparecer decorrente de problemas psicológicos, mas há sempre um risco genético associado. Geralmente há histórico familiar subjacente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Olá! O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é sim uma patologia que pode se desenvolver ao longo da vida e o risco de seu desenvolvimento aumenta na vigência de outros transtornos psiquiátricos ou conflitos emocionais. Porém, é muito comum que o leigo, ao ter contato com a vasta literatura disponível na internet, se " identifique" com algum ou muitos dos transtornos descritos, sem que necessariamente possua aquele diagnóstico. É indispensável a avaliação de um psiquiatra, é o especialista mais indicado para juntar a teoria com a prática e lhe dar a reposta mais acertada! Abraço! ;-)