Pessoa da minha família tem o seguinte comportamento: 1. Nunca assume seus 'erros', foi sempre o outro. 2. Incapaz de expressar gratidão quando ajudada por alguém. 3. Mentirosa e manipuladora. 4. Ciumenta/possessiva, não liga por prejudicar terceiros

  • Olá! O ideal seria que essa pessoa fosse avaliada, para saber se existe realmente uma patologia ou se somente a psicoterapia seria necessária. Há transtornos que podem ocorrer com alguns desses sintomas.

    • Dr. Marcelo Marui Biondo
    Drª. Karina Marui Biondo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Bom dia. Seria importante uma avaliação psiquiátrica para avaliar melhor estes sintomas, por exemplo, pode ser um quadro de Transtorno de Personalidade. Um abraço forte e boa semana.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É uma situação delicada que necessita uma avaliação psiquiátrica para se diagnosticar adequadamente. Pode ser apenas uma questão de maturidade emocional (dependendo da idade da pessoa) ou pode haver algum outro transtorno concomitante, inclusive, um transtorno de personalidade, que costuma incluir sintomas como os descritos. Após avaliação o psiquiatra saberá dar o melhor encaminhamento para o caso.