Qual a sua opinião sobre os padrões de beleza colocados pela sociedade?

  • Os padrões de beleza atuais são muito exagerados no sentido de se ter um corpo bem magro e atlético. Tem um culto exagerado à beleza e, no final das contas, se esquece de cuidar da mente e da saúde física de maneira mais global. Há um excesso de cirurgias plásticas no Brasil, recordista em uso de próteses de silicone. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Os padrões de beleza variam ao longo do tempo de acordo com as diferentes regiões do planeta e até mesmo entre diferentes regiões de um mesmo país. Existem alguns padrões que costuma ter uma certa universalidade, que se baseiam nos aspectos estéticos da média das pessoas de uma sociedade. Quando as características da pessoa apresentam uma variação muito grande em relação à média, pode haver indicação de uma cirurgia plástica criteriosa, mas têm havido muitos exageros nesse sentido em função de padrões estereotipados, como, por exemplo, seios grandes para mulheres. Cada pessoa deve ser avaliada caso a caso. Em muitos casos pode haver um problema de auto-estima, depressão ou transtorno obsessivo que faz com que a pessoa tenha uma percepção distorcida de sua auto-imagem. O ideal é que antes de apelar para uma correção cirúrgica eventual a pessoa seja submetida a uma avaliação psiquiátrica. Se for apenas um caso de auto-estima, o psiquiatra poderá indicar psicoterapia e, caso haja a algum outro transtorno subjacente, o que não é raro, pode também iniciar o tratamento com psicofármacos.