Qualquer psiquiatra trata de dependência química?

Sobre: Psiquiatria

Qualquer psiquiatra trata de dependência química? - 03/09/2018

Boa noite, qualquer Psiquiatra deve estar habilitado para tratar de Dependência Química, porém dentro da Psiquiatria existem profissionais que tem subespecialidade em Dependência Química também. Pode procurar na sua região e realizar sua consulta.

- 24/09/2018
Obrigado
3
0 especialistas concordaram
Ernesto Gil Buchillón
Psiquiatria
18
0
4

Olá, tudo bem? Espero que sim. Sim, qualquer Psiquiatra tem competência de tratar Dependência química, pois o estudo de todas as drogas que existem no mundo é estudada pelo Psiquiatra em sua formação. E tem ainda psiquiatras que fazem especialização em Dependência química, aumentando ainda mais o conhecimento na área. Espero ter ajudado e se gostou da resposta deixa aqui seu ôM e saúde na cabeça.

- 26/11/2018
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
131
2
354

Não são todos os psiquiatras que entendem do tratamento de transtornos de abuso de substâncias (o nome oficial para as dependências químicas).

 

Este tipo de tratamento requer tanto o conhecimento das medicações específicas (por sinal, só existem medicações aprovadas para o alcoolismo, o tabagismo e a dependência de heroína, NÃO existindo para maconha ou cocaína/crack).

 

Além do que, o tratamento exige o uso de técnicas psicoterápicas direcionadas para o problema: ou seja, psicoterapias que entram em questões muito amplas da vida da pessoa não são especialmente úteis - melhor terapias que focam mais no problema das drogas.

 

Além disto, frequentemente as pessoas usuárias vêm mais por pressão da família que por motivação própria e a família precisa aprender a como manter a pessoa motivada. O terapeuta também precisa saber motivar o paciente e todos os participantes precisam ter, além de tudo, muita paciência, porque a regra deste tipo de tratamento é haver recaídas. Apenas a continuidade e perseverança podem fazer que as pessoas parem definitivamente de usar, raramente param por definitivo já no início do tratamento.

- 25/09/2018
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
757
45
1431

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização