Quando estou passando por momento de ansiedade, o que devo fazer?

  • Existem várias maneiras de reduzir a ansiedade e várias delas nós sabemos ou ouvimos, mas nunca fizemos. São elas: cortar o café definitivamente, praticar exercícios físicos, fazer sessões de respirações profundas (20 no mínimo), realizar atividades de lazer, não levar trabalho pra casa, dedicar um tempo para organizar as tarefas do dia a dia, participar de alguma religião e evitar conflitos.

  • Os quadros ansiosos devem ser avaliados por um psiquiatra, não tem como indicar uma conduta sem avaliação individual.

    • Dr. Marcelo Marui Biondo
    • Dr. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
    Drª. Lara Giovanka Menezes
    Psiquiatria
    Vitória / ES
  • Sugiro que seja avaliado com urgência por médico psiquiatra para averiguação de necessidade de introdução medicamentosa. Já temos tecnologia suficiente para dosagem de neurotransmissores e teste genético para saber qual a medicação mais apropriada para a pessoa, como o Neurofarmagen. Trata-se de um teste genético realizado através da saliva. O teste analisa 128 genes relacionados com o comportamento de 44 medicamentos utilizados na psiquiatria e alguns também na neurologia. Sabemos que 20% a 30% dos pacientes não respondem de forma satisfatória aos medicamentos, tanto por falta de eficácia como por efeitos colaterais graves e intoleráveis. O teste permite uma classificação dos 44 medicamentos em 4 categorias. Isto permite ao médico a escolha melhor, com maior chance de bom resultado.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Procure manter a calma através de controle respiratório e busque ajuda profissional. Medicação como da classe dos antidepressivos e ansiolíticos podem ajudar bastante. Procure ajuda de um psiquiatra. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência