Quanto tempo leva para o desmame do cloxazolam?

  • Entre 4 e 8 semanas.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Oi, tudo bem? Olha, geralmente não há um tempo certo para a pessoa conseguir parar de usar o remédio. Cada pessoa tem seu tempo de parar. O que eu recomendo é reduzir aos poucos, por exemplo, você divide o comprimido em 4 partes e retira um quarto (1/4) do comprimido a cada mês. Caso você tenha dificuldade de dormir fazendo isso, use chás de camomila, erva doce e cidreira, todos juntos em um mesmo copo. Assim, você conseguirá sair da dependência que o remédio causou.

  • O tempo de desmame depende de pessoa para pessoa, o tratamento na psiquiatria deve ser individualizado, personalizado.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O cloxazolam é uma droga do grupo dos benzodiazepínicos e, pelas diretrizes atuais, não deve ser usada por mais de quatro a seis semanas.

    Geralmente, a redução progressiva da dose, eventualmente associada a terapia cognitivo-comportamental, é considerada a melhor abordagem para a suspensão da droga.

    O "desmame" (suspensão) pode ser mais lento ou mais rápido, dependendo da dose que o(a) paciente toma, há quanto tempo toma e também de acordo com variáveis individuais: há pessoas que toleram um "desmame" mais rápido, há as que necessitam de um período maior. Um profissional experiente no uso de benzodiazepínicos saberá ajudar você na melhor forma de suspender o uso do cloxazolam e, também, identificar o motivo do uso e tratar com medicações mais seguras.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá! O tempo de retirada da medicação vai variar bastante, de pessoa para pessoa. São inúmeros os motivos: tempo de uso, frequência, qual o motivo. Deve-se acompanhar o caso de perto, pois pode haver abstinência e piora dos sintomas que motivaram seu uso. Mas fique tranquilo, existem muitos medicamentos que podem ser trocados pelo cloxazolam e são seguros e eficazes. Converse com seu médico de confiança a respeito. Estimo melhoras! Espero ter ajudado, um forte abraço!