Tenho dificuldade em comunicação com pessoas que não sejam próximas, sempre fico nervoso à toa, não tenho vontades ou interesses, nunca termino algo, sempre acabo desistindo no começo, não consigo ficar de porta fechada em lugares com muita gente.

  • Olá, tudo bem? Espero que sim. Olha, os sintomas que você falou podem ser compatíveis com TDAH ou quadro de fobia social. Como foram poucas as informações que você deu, o que eu sugiro é você marcar o quanto antes uma consulta com o PSIQUIATRA em sua região. Ela saberá diagnosticar o seu quadro.
    Fica com Deus e saúde na cabeça.

  • Primeiramente, é importante que fique claro que somente numa consulta presencial é possível e permitido fazer um diagnóstico dos seus problemas e verificar qual o melhor tratamento.

    Mas, com base no que escreve, há algumas possibilidades:

    "Dificuldades de comunicação com pessoas que não sejam próximas" são mais comuns na fobia social. Outros transtornos em que há dificuldades de comunicação não costumam se restringir às pessoas mais distantes. Isto, porque grande parte das pessoas normais tem mais facilidade de falar com quem é íntimo, cujas reações conhecemos melhor, que geralmente são pessoas de quem gostamos (caso contrário, a tendência seria também de evitar) e de quem não esperamos críticas excessivas e, sobretudo, imprevistas. Algumas pessoas, além disto, são mais tímidas e têm mais dificuldades de falar com estranhos, mas ainda estão na faixa normal. Outras, entretanto, têm uma timidez tão forte, que ela interfere no dia-a-dia da pessoa e na sua qualidade de vida e desempenho, pois acaba evitando muitas situações importantes, por causa do medo de ser observado e criticado, ridicularizado. Tem medo até de tentar e passar mal, tremer, ficar com a voz embargada, por vezes até de desmaiar. Logicamente, mesmo aí há casos mais graves e outros, menos. Mas, basicamente, é este o fóbico social. Há tratamentos medicamentosos que podem ser úteis e, sobretudo, técnicas cognitivo-comportamentais, em que se ensina a pessoa a enfrentar as situações temidas, podem curar completamente o problema.

    "Ficar nervoso à toa" é uma afirmação muito ampla e pessoas costumam assim denominar desde situações em que ficam exageradamente preocupadas por motivos que não justificam tal grau de preocupação, até casos em que as pessoas se irritam com facilidade exagerada. Este tipo de sintomas podem ser parte da personalidade da pessoa ou resultar de quadros como, só como exemplo, transtorno de ansiedade generalizada ou depressão.

    "Não ter vontades ou interesses" também é uma afirmaçao muito ampla, mas dificilmente (o que não é nunca) fizeram parte sempre da vida da maioria das pessoas. O mais comum é que isto se estabeleça no decorrer de um quadro de depressão, no qual as coisas perdem a graça e a pessoa não sente motivação nem prazer. Mas, outros quadros, que fazem parte da personalidade da pessoa, com transtorno de personalidade borderline ou esquizoide também causam este tipo de sintomas. Somente em consulta presencial daria para descobrir e indicar o tratamento adequado. A depressão costuma ter boa resposta a tratamentos medicamentosos, enquanto nos transtornos de personalidade se usa, principalmente, a psicoterapia, por vezes associada a alguma medicação.

    "Nunca terminar algo, sempre desistir no começo" pode ser uma característica da personalidade (normal) de algumas pessoas, mas é frequente ocorrer na personalidade borderline e em pessoas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Enquanto no borderline isto se refere principalmente a projetos em longo prazo como, por exemplo, concluir fases escolares (ensino médio, faculdades) e compromissos laborais (trocar de trabalho com frequência), no TDAH se refere com maior frequência a coisas mais em curto prazo, como concluir trabalhos escolares ou tarefas laborativas (começa a elaborar um projeto, mas não termina), leituras de livros e, em casos graves, até em atividades mais breves, como assistir a um filme.

    Finalmente, não conseguir ficar em lugares fechados, com muita gente, é característico de fobias, sobretudo a agorafobia. Na agorafobia, quando a pessoa fica em espaços com muita gente, tem medo de ficar sem ar, de passar mal ou mesmo de ter um "ataque" do coração. Tem medo de não conseguir fugir, caso se sinta mal. O tratamento da agorafobia (e das fobias em geral), através da terapia cognitivo-comportamental é muito eficiente. Algumas vezes, quando as fobias ocorrem só no contexto de depressões ou transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, podem melhorar ou mesmo desaparecer quando estes outros transtornos são tratados.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria