Tenho um filho adolescente com diagnóstico de TDAH desde os 7 anos. Com a chegada da adolescência o comportamento dele tem melhorado, mas os estudos têm ficado muito prejudicados. Percebo um desinteresse. Qual terapia seria mais indicada?

  • O TDAH em geral permanece durante a adolescência e pode perdurar até a idade adulta. Muitas vezes o transtorno gera maior dificuldade na vida escolar com a entrada na adolescência, devido ao aumento da complexidade dos estudos além dos problemas próprios da adolescência devido às variações hormonais e mudanças no comportamento. Muitos transtornos psiquiátricos que podem ocorrer concomitantemente com o TDAH podem se apresentar na adolescência, como é o caso dos transtornos de humor e de ansiedade. Por isso, está indicada uma avaliação psiquiátrica ou poderá confirmar o diagnóstico de TDAH e indicar o tratamento mais adequado, bem como detectar algum outro diagnóstico se for o caso. Nesse caso, quanto mais precocemente o diagnóstico for realizado e o tratamento for iniciado, melhor.

  • A terapia indicada Para TDAH, é a cognitivo comportamental.

    Drª. Lara Giovanka Menezes
    Psiquiatria
    Vitória / ES
  • Indico psicoterapia cognitivo comportamental e uma avaliação psiquiátrica para ver a necessidade de medicação para aumentar o foco, por exemplo, o Metilfenidato. Um abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência