Tenho uma filha com 37 anos, alcoólatra e não aceita se tratar.

  • Procure um Grupo de Familiares nos Alcoólicos Anônimos de sua cidade para obter apoio e orientações.

  • O ponto inicial é a sensibilização da família e depois do próprio paciente para necessidade de tratamento em equipe multidisciplinar, contendo ao menos 1 psiquiatra e 1 psicólogo(a). Não desista de tentar ajudá-la. Grupos de apoio como o AA (Alcoólicos anônimos) ou NA (Narcóticos anônimos) podem ajudar bastante. Não perca a esperança e tenha ajuda profissional sempre. A Família também adoece com o problema e pode ser um ponto de apoio importante. Existem também medicamentos prescritos por psiquiatras que podem ajudar a pessoa a parar de beber, como o Antietanol, por exemplo.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência