Ivan Mario Braun
1272 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1902 | Agradecimentos |
-
Não há como saber, sem avaliar pessoalmente o caso. Sugiro consultar um psiquiatra, para ver se há algo mais grave e que requeira tratamento medicamentoso e, se não houver necessidade, psicoterapeutas (psiquiatras com esta capacitação ou psicólogos) podem ajudar.
-
Leve-o a um psiquiatra que tenha experiência com TDAH (transtorno de déficit de atenção-hiperatividade). Há remédios eficazes e algumas técnicas comportamentais (ensinadas geralmente por psicólogos especializados em TDAH) que podem melhorar muito o quadro. Mas, primeiramente, deve ser feito o diagnóstico criterioso, pois nem todas as pessoas hiperativas ou que têm dificuldades de concentração tem TDAH - há várias outras causas possíveis. Também, raramente há necessidade de testes para o diagnóstico - se o(a) psiquiatra, de cara, pedir testes, talvez não tenha experiência suficiente em TDAH.
-
Não há como saber o que pode ser, sem avaliar sua filha. Se a dermatologista disse que seria "psicológico", pode levá-la a uma avaliação com psiquiatra que, como especialista, talvez diagnostique um quadro de ansiedade, a causa mais comum de sudorese e tremores "psicológicos".
-
Geralmente, sim. Entrevistando a pessoa (se ela souber falar), fazendo o exame psíquico, observando o comportamento durante a consulta e entrevistando as pessoas que convivem habitualmente é suficiente para se fazer o diagnóstico numa única consulta. Mas, tem casos em que há necessidade de mais de uma consulta, entrevista com professores e, raramente, de testes psicológicos.
-
Fale com seu psiquiatra e peça que faça o laudo. Depois, você passará pelo perito do INSS e será ele que decidirá se tem direito a benefícios.