Geriatria - Perguntas respondidas
-
Boa noite! Alucinações em idosos, especialmente aos 87 anos, podem ter diversas causas, e é fundamental investigá-las. A combinação de idade avançada e uso de medicamentos para dormir pode ser um fator contribuinte, mas outros problemas de saúde subjacentes também devem ser considerados.
Qual médico procurar?
1. Geriatra:
" É a especialidade ideal para avaliar o quadro de forma ampla, considerando os fatores médicos, medicamentosos e neurológicos.
Se você não tem acesso imediato a um geriatra ou neurologista, podemos agendar uma consulta on-line para avaliar o quadro da sua mãe e orientar os próximos passos. Entre em contato para marcar!
-
Por mais que os idosos tenham a probabilidade de terem sonolência diurna, devemos descartar condições como depressão, hipotiroidismo, uso de medicamentos sedativos, alterações metabólicas ou neurológicas, incluindo demência avançada, após descartar essas possibilidades, podemos passar algum medicamento para manter ela acordada.
-
Sim, idosos podem tomar suplementos, mas é essencial que isso seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista. O uso de suplementos em idosos pode ser benéfico para corrigir deficiências nutricionais, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. No entanto, a necessidade varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como dieta, condições de saúde e uso de medicamentos. Mas devemos ver como está a função renal e hepática.
Marque com um geriatra.
Se você não tiver acesso a um geriatra na sua cidade, podemos realizar uma consulta on-line para orientá-la melhor e avaliar os próximos passos. Entre em contato para agendar!
-
O Zargus (risperidona) é um antipsicótico atípico frequentemente usado para tratar sintomas comportamentais e psicológicos em pacientes com demência, incluindo agitação, agressividade ou psicose. No entanto, ele pode causar efeitos colaterais que incluem apatia, tristeza ou retraimento, especialmente em idosos com demência. Deve procurar um geriatra.
-
Lapso de memória é queixa muito comum, podendo estar relacionada ao próprio envelhecimento, menopausa (em caso de mulher), distúrbio tireoideano, deficiência vitamínica, estresse, entre tantos outros. A doença de Alzheimer constuma se manifestar mais tardiamente e com uma série de sintomas específicos que devem ser avaliados por geriatra ou neurologista, mas primeiramente o ideal seria consultar um bom clínico geral.


