Geriatria - Perguntas respondidas
-
O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, sendo também o único especialista da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatria é referência para os outros especialistas. O acompanhamento geriátrico é destinado a pessoas idosas. Originalmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) definia que esta idade mínima era de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento. No entanto, com o fenômeno mundial do envelhecimento, cada vez mais temos considerado a idade mínima de 65 anos para se definir um idoso. Para iniciar um acompanhamento geriátrico, primeiro é necessário ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde de forma ampla. Outro bom motivo para iniciar esse acompanhamento especializado é querer envelhecer com saúde e prevenir doenças que costumam aparecer nessa fase da vida.
-
Bem, na minha opinião não há necessidade. Seria interessante fazer uma avaliação clínica e ver se tem um quadro de hipotireoidismo em primeiro lugar. Caso o exame seja favorável para tal diagnóstico, tratar e acompanhar. Se não for, pensar em uma depressão, iniciar um tratamento e ir acompanhando.
-
A polifarmácia é um problema frequente no idoso. Consultas com vários especialistas podem resultar na prescrição de diversos fármacos que podem interagir entre si e produzir efeitos colaterais potencialmente graves. A avaliação com um Geriatra possibilita a análise crítica desta prescrição, verificando quais fármacos são realmente necessários para o tratamento do idoso e quais prejuízos podem advir dos medicamentos em uso. Não há dúvida que os medicamentos citados, quando usados em conjunto, exigem estrito monitoramento e cautela, visto que todos eles possuem ação no sistema nervoso central.
-
Geriatria é uma especialidade por faixa etária, como a pediatria. Desta forma, o médico geriatra se parece mais com um generalista do que com um especialista. Todo geriatra é formado em Geriatria e também em Gerontologia, que é a ciência que estuda o envelhecimento normal. Ou seja, acreditamos que todo idoso se beneficia da consulta com médico geriatra, da mesma forma que toda criança vai ao pediatra; pois da mesma forma que a infância e adolescência demanda cuidados mesmo na ausência de doenças; também o envelhecimento normal demanda cuidados e orientações. Algumas queixas dos pacientes podem ser atribuídas somente ao envelhecimento normal.
O médico geriatra é treinado nas principais doenças que acometem a população idosa, podendo com frequência fazer o diagnóstico e tratamento, e centralizar o tratamento de várias doenças do paciente. O geriatra pode compor o tratamento com quaisquer especialistas que o paciente já esteja se consultando.








