Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Quando deve ocorrer a primeira consulta ao geriatra?
  • O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, sendo também o único especialista da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatria é referência para os outros especialistas. O acompanhamento geriátrico é destinado a pessoas idosas. Originalmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) definia que esta idade mínima era de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento. No entanto, com o fenômeno mundial do envelhecimento, cada vez mais temos considerado a idade mínima de 65 anos para se definir um idoso. Para iniciar um acompanhamento geriátrico, primeiro é necessário ser idoso e desejar ter um médico responsável pela sua saúde de forma ampla. Outro bom motivo para iniciar esse acompanhamento especializado é querer envelhecer com saúde e prevenir doenças que costumam aparecer nessa fase da vida.

    0
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Drª. Carla Bezerra Lopes Almeida
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
  • Bom dia. Sugiro 35 anos, quando os processos de renovação celular do nosso corpo começam a diminuir.

    0
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Dr. Durval Alves Oliveira
    Biologia Molecular
    Nutrologia
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Está um tédio pra dormir há mais de 20 anos, tomo clonazepam e tomo também losartana. Já é hora de trocá-los? Super desanimada, fiz 65 anos...
  • Bem, na minha opinião não há necessidade. Seria interessante fazer uma avaliação clínica e ver se tem um quadro de hipotireoidismo em primeiro lugar. Caso o exame seja favorável para tal diagnóstico, tratar e acompanhar. Se não for, pensar em uma depressão, iniciar um tratamento e ir acompanhando.

    1
    Dr. Luiz Felipe Scopel
    Dr. Luiz Felipe Scopel
    Geriatria E Gerontologia
    Medicina de Família e Comunidade
    Brasília / DF
    Marcar consulta
  • O uso de clonazepam a longo prazo não é uma boa opção para insônia, pois pode levar à perda de memória e outros problemas. Deverias consultar para verificar que tipo de insônia tens.

    0
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Dr. Ernesto Alexandre Caye
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
Eu gostaria de saber se medicamentos como:Memantina,Duloxetina,Tramadol,Depakene,Clonazepam,Quetiapina e Ciclobenzaprina no idoso concomitantemente podem ter interação e causar uma intoxicação medicamentosa,uma pseudodemência?Polifarmácia no idoso...
  • A polifarmácia é um problema frequente no idoso. Consultas com vários especialistas podem resultar na prescrição de diversos fármacos que podem interagir entre si e produzir efeitos colaterais potencialmente graves. A avaliação com um Geriatra possibilita a análise crítica desta prescrição, verificando quais fármacos são realmente necessários para o tratamento do idoso e quais prejuízos podem advir dos medicamentos em uso. Não há dúvida que os medicamentos citados, quando usados em conjunto, exigem estrito monitoramento e cautela, visto que todos eles possuem ação no sistema nervoso central.

    0
    Dr. Vitor Pelegrim de Oliveira
    Dr. Vitor Pelegrim de Oliveira
    Clínica Médica
    Geriatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
Qual é a verdadeira função do Geriatra?
  • Geriatria é uma especialidade por faixa etária, como a pediatria. Desta forma, o médico geriatra se parece mais com um generalista do que com um especialista. Todo geriatra é formado em Geriatria e também em Gerontologia, que é a ciência que estuda o envelhecimento normal. Ou seja, acreditamos que todo idoso se beneficia da consulta com médico geriatra, da mesma forma que toda criança vai ao pediatra; pois da mesma forma que a infância e adolescência demanda cuidados mesmo na ausência de doenças; também o envelhecimento normal demanda cuidados e orientações. Algumas queixas dos pacientes podem ser atribuídas somente ao envelhecimento normal.

    O médico geriatra é treinado nas principais doenças que acometem a população idosa, podendo com frequência fazer o diagnóstico e tratamento, e centralizar o tratamento de várias doenças do paciente. O geriatra pode compor o tratamento com quaisquer especialistas que o paciente já esteja se consultando.

    1
    Dr. Antonio Carlos Pereira Barretto Filho
    Dr. Antonio Carlos Pereira Barretto Filho
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Geriatra é um médico especializado em promover um envelhecimento saudável e cuidar das patologias do idoso.

    0
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Dr. Fabio Baltazar do Nascimento
    Clínica Médica
    Hematologia E Hemoterapia
    Patos de Minas / MG
    Solicitar agenda
  • Tratar de pessoas idosas, acima de 60 anos. É um clínico geral do idoso.

    0
    Dr. José Umbelino de Morais
    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
Minha mãe ficou muito gripada, melhorou, porém está muito fraca. Ficou um dia todo tomando soro, mas ainda diz se sentir fraca, não está comendo, ainda está com uma tosse muito forte e falou que não está conseguindo segurar o xixi. O que fazer?
  • Acredito ser melhor procurar um hospital.

    1
    Drª. Erika Lima Starling
    Drª. Erika Lima Starling
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Seria interessante uma avaliação clínica, Rx de tórax e exames de laboratório para descartar infecção secundária.

    0
    Dr. Fernando Martignoni
    Dr. Fernando Martignoni
    Clínica Médica
    Campo Grande / MS
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.