Psiquiatria - Perguntas respondidas
-
A psicoterapia consiste no tratamento dos conflitos emocionais e doenças psiquiátricas através do processo de análise do dia a dia do indivíduo, seu passado, seu funcionamento global e sua interação no meio que ocupa. Existem diversos tipos de psicoterapia, os quais podem acontecer individualmente ou em grupo. As mais comuns são a Terapia Cognitivo Comportamental e a de orientação Psicanalítica. Essa reflexão sobre si mesmo é fundamental para a melhora do paciente, estando ele usando ou não medicamentos. Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem estar habilitados para exercer a psicoterapia desde que após sua formação geral tenham continuado seus estudos em uma área específica dentre as diferentes abordagens!
-
A psicoterapia é uma técnica para tratamento de muitos transtornos psiquiátricos. Consiste geralmente de encontros semanais do terapeuta com o paciente, em que se traz à tona aspectos da vida do paciente que podem melhorar. Pode ser aplicada tanto pelo médico psiquiatra como pelo psicólogo.
-
Psicoterapia consiste em um método de conversar com um terapeuta para melhor entendimento de sentimentos, angústias, parte emocional como um todo. O profissional a aplicá-la pode ser psiquiatra ou psicólogo ou profissional de nível superior com experiência em psicoterapia e formação especializada.
-
Existem várias maneiras de reduzir a ansiedade e várias delas nós sabemos ou ouvimos, mas nunca fizemos. São elas: cortar o café definitivamente, praticar exercícios físicos, fazer sessões de respirações profundas (20 no mínimo), realizar atividades de lazer, não levar trabalho pra casa, dedicar um tempo para organizar as tarefas do dia a dia, participar de alguma religião e evitar conflitos.
-
O estresse pode ter relação direta com as atividades da sua vida, como problemas no trabalho, casamento, vida com os filhos, problemas financeiros. Tudo isso pode causar em você uma irritabilidade, principalmente se esses problemas são frequentes. Se isso começar a interferir fortemente na sua vida social, prejudicando as suas relações com pessoas próximas, é necessário uma ajuda profissional. Recomendaria um psiquiatra.
-
O transtorno de ansiedade provavelmente é o responsável pelos sintomas de tique. O tratamento medicamentoso e a psicoterapia aliados, serão necessários para controlar os sintomas. Visto que os tiques podem ser constrangedores em diversas situações da vida de seu filho.
Procure um psiquiatra. -
Olá, tudo bem? Espero que sim por aí. Bem esse quadro de TICs tem sim tratamento e são bem eficazes, geralmente TICs se associam a quadros ansiosos, é até uma maneira dele canalizar (externalizar) a ansiedade dele. Mas se os TICs e a ansiedade estão prejudicando a vida social, acadêmica, e profissional do seu filho, sugiro você procurar um psiquiatra urgente para que o problema possa ser resolvido o quanto antes e a autonomia do seu filho seja recuperada. Espero ter ajudado e saúde na cabeça.
-
Fale com o médico que prescreveu o remédio e peça orientação. Não é possível nem permitido orientar pessoas sobre tratamentos, sem conhecer pessoalmente o caso. Antes de falar com seu médico, não pare de tomar o remédio, pois isto poderá prolongar sua doença. Caso não tenha acesso ao seu médico, procure um pronto-socorro e peça orientação ao médico de plantão.
-
Não se trata de doença Psiquiátrica.