Neonatologia

Descrição

Subespecialidade de Pediatria voltada para a criança recém-nascida.

Ver mais

Perguntas respondidas

Quando tratada a apneia respiratória, ainda assim futuramente a criança corre riscos?
  • A apneia neonatal é uma doença típica do RN prematuro, mas pode indicar que alguma coisa não vai bem... como, por exemplo, a existência de um processo infeccioso ou um equivalente convulsivo... a sua incidência dificilmente passa das 35 semanas de idade gestacional corrigida e o medicamento de escolha é a cafeína, se persistir após esse período de vida devem ser realizadas maiores investigações que podem ser conduzidas pelo neonatologista em conjunto com o neuropediatra.

    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF
Minha filha perdeu um bebê logo após o parto devido a uma hérnia diafragmática. Se ela engravidar novamente, corre o risco de ter o mesmo problema?
  • A hérnia diafragmática acomete cerca de 1-2% das gestações e pode estar associada a síndromes genéticas, como a trissomia do 18 e a Síndrome de Cornélia de Lange. O ideal seria que tivesse sido realizado um estudo genético no bebê que foi acometido para verificar a existência dessas alterações. No que diz respeito à possibilidade de reincidência da doença em próximas gestações, é possível sim, mas a incidência não ultrapassará a da população normal. Um aconselhamento genético do casal também é aconselhado.

    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF
Meu bebê nasceu com desconforto respiratório, está internado em observação. Com o passar do tempo, a criança pode vir a adquirir alguma sequela? Que tipo de doença?
  • Os casos de síndrome do desconforto respiratório tipo 1, também chamada de doença de membrana hialina, estão associados a nascimentos prematuros os quais nos casos mais intensos (quanto mais prematuro maior é a possibilidade) podem cursar em crianças mais velhas que passaram por esse processo com displasia broncopulmonar, com a síndrome do lactente sibilante ou asma brônquica. Já na síndrome do desconforto respiratório tipo 2, chamada também de taquipneia transitória do recém-nascido, a possibilidade de evoluir com uma doença pulmonar crônica é pouco provável.

    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br