Doutor Responde
Login

Geriatria - Perguntas respondidas

Minha mãe está com problemas de olfato e paladar, já tem um tempo que ela não sente mais o cheiro das coisas e não sente o gosto da comida. É ruim, não consegue mais comer nada, porque nada tem sabor. Qual o especialista que ela deve procurar?
  • Bom dia! O ideal seria procurar um otorrino.

    2
     Bruno Lodi
    Bruno Lodi
    Psicoterapia
    Cuiabá / MT
    Solicitar agenda
  • Bom dia! Preciso saber mais informações sobre sua mãe. É necessário saber seu passado clínico (se possui Hipertensão, Diabetes, alguma outra doença, etc.) para que possamos avaliar melhor. Sugiro levá-la para uma avaliação médica.

    2
    Dr. Ricardo Chalita Hitti
    Dr. Ricardo Chalita Hitti
    Geriatria
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Minha mãe está com depressão, não sei mais o que fazer.
  • Depressão é uma doença que tira a qualidade de vida tanto do paciente como da família e daqueles que amam e se preocupam com o indivíduo acometido. Nestes casos, a avaliação médica é indispensável. Por mais que medidas alternativas e não farmacológicas ajudem, a grande maioria dos casos precisa de remédio para melhorar. Você deve procurar um psiquiatra ou geriatra para sua mãe.

    0
    Dr. Guilherme Liausu Cherpak
    Dr. Guilherme Liausu Cherpak
    Geriatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Bom dia, minha Mãe tem 77 anos e foi diagnosticada com problema de tireoide, o qual está afetando sua memória. Gostaria de saber qual especialista é o melhor indicado para que eu possa agendar uma consulta. Grato!
  • Olá. Primeiro você deve começar pelo geral e abrangente para somente se necessário partir para o especializado. Considerando que tem 77 anos e problema de tireóide, inicialmente um geriatra ou endocrinologista estariam bem indicados, a correção metabólica irá melhorar a memória, a menos que esteja se instalando uma demência. O médico generalista, se não estiver seguro em manejar, irá encaminhar ao neurologista ou até a um psiquiatra.

    1
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Medicina de Família E Comunidade
    Psiquiatria
    Sinop / MT
    Solicitar agenda
  • Bom dia! O tratamento do doença da tireóide pode ser feito por qualquer médico clínico, médico de família, geriatra ou endocrinologista. Assim como a alteração de memória em idosos deve ser avaliada com critério por estes especialistas através do teste de memória (Mini Exame do Estado Mental) e também recomendo a Escala de Depressão Geriátrica dada a frequência desta doença nesta idade com sintomas de alteração de memória. A depender dos resultados das escalas e história clínica, outros exames podem ser indicados tais como exames para diagnóstico de eventuais infecções com comprometimento neurológico, dosagem da vitamina B12, tomografia computadorizada de crânio e outros. Atenciosamente.

    0
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Eu fiz exame densitometria óssea há 2 anos, o resultado foi excelente. Agora no Rx constou que eu estou com osteoporose na coluna, textura óssea reduzida em C5C6C7 e uma tal de osteofolitose marginal. O que na verdade eu tenho? Só sinto dor no joelho
  • Olha. A densitometria para avaliar a rarefação óssea é mais fidedigna, o Rx pode estar alterado simplesmente por emprego de uma técnica não bem adequada, chamado "muito penetrado". Confie na densitometria. Quanto à osteofitose marginal, se é na coluna, estes são os chamados Bicos de Papagaio, que são crescimentos, protuberâncias ósseas, que podem causar dor.

    0
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Medicina de Família E Comunidade
    Psiquiatria
    Sinop / MT
    Solicitar agenda
  • Bom dia! A alteração da densidade óssea pode ter ocorrido neste período desde a realização do exame de densitometria óssea há 2 anos, recomendo repetir o exame para seguimento. Osteofitose marginal também chamada de bico de papagaio é uma alteração que pode ocorrer independente da alteração da densidade óssea, deve-se verificar possíveis vícios de postura e corrigi-los, assim como é importante iniciar seguimento clínico para acompanhamento. Atenciosamente, Dr Max.

    0
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa noite, Dr. Com os sintomas que li na internet, achei que o mais parecido é prurido crônico. Há 3 anos começou com coceiras na cabeça, mais tarde passou para as costas e a agora para as pernas. Estou com 90 anos. Informe se tem cura, por favor?
  • Alterações na pele dos indivíduos com mais de 60 anos costumam ser provenientes do processo de envelhecimento cutâneo.

     

    Observações realizadas mostram que mais de 50% dos idosos têm xerose (pele seca), que é a causa mais comum de prurido generalizado (coceira no corpo), e seu tratamento deve ser incluído na terapia inicial do prurido em todos os pacientes idosos.

     

    De uma maneira geral, as alterações principais na pele dos idosos incluem: secura, aspereza, rugas, flacidez, uma variedade de lesões benignas e as neoplasias malignas.

     

    Na terceira idade, as funções da pele decaem, o que a torna mais frágil e, portanto, mais sujeita às agressões do meio ambiente.

     

    Procure seu médico para identificar a causa do seu prurido e definir o melhor tratamento.

    0
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.