Marcelo Marui Biondo
| 1254 | Respostas |
| 26 | Especialistas concordam |
| 237 | Agradecimentos |
-
O nome deste transtorno é Tricotilomania e faz parte dos transtornos de controle de impulso, também pode estar associado a quadros de ansiedade ou até mesmo depressão. Existem abordagens comportamentais eficazes no tratamento, caso o(a) paciente tenha a necessária disciplina e paciência para colaborar com os exercícios prescritos. Existem também toys e objetos que podem ser apertados e são antiestresse. Alguns remédios antidepressivos (ex. Fluoxetina, Sertralina, Escitalopram) ou com efeito anti-impulsivo (Ex. Naltrexona) podem ser eficazes.
-
A depressão deve ser cuidada por um psiquiatra, se for um episódio de depressão maior grave, deve ser tratada com medicações, atividade física, suplementos alimentares (ômega 3) ou outros tratamentos biológicos. Depressões de grau leve até grau moderado podem ser tratados com alguns tipos de psicoterapia como, por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), por profissionais psicólogos experientes. Quanto ao autismo deve ser cuidado por um Neurologista ou um psiquiatra. A terapia ABA é a mais indicada para autismo.
-
Na maioria dos casos de emagrecimento e perda de peso, o mais indicado é o uso de técnicas comportamentais por médico Endocrinologista ou técnicas cognitivo-comportamentais de reeducação alimentar, conduzidos por psiquiatra ou psicólogo com experiência neste tipo de tratamento e acompanhamento com nutricionista e com Endocrinologista. Mudança de hábitos de vida são fundamentais neste caso. Tratamento medicamentoso deve ser feito em conjunto apenas nos casos em que a pessoa tiver algum problema de saúde relacionado a obesidade e índice de massa corpórea acima de 30 ou, caso tenha alguma complicação da obesidade. Fazer atividade física regularmente ajuda muito no controle do peso.
-
A DRGE (Doença de Refluxo GastroEsofágico) é uma doença muito complexa, que pode ser muito grave, não é provável que a causa de um refluxo gastroesofágico seja exclusivamente emocional, tem de ter sempre um componente funcional e/ou anatômico (i.e., alterações físicas, alimentação errada, dormir logo depois de comer). Ansiedade e estresse podem sim piorar a DRGE. Mas mesmo que haja algum componente emocional, muitas vezes o tratamento exclusivamente físico (medicamentoso com Omeprazol, Pantoprazol etc. ou, em casos mais graves, cirúrgico) é suficiente para resolver o quadro de desconforto no estômago. Para associar um fenômeno como este a causas emocionais deve-se fazer uma entrevista muito cuidadosa, de modo que fique claro se há mesmo uma conexão causal entre o problema emocional e o refluxo, o que na prática é muito difícil de provar. O psiquiatra pode fazer o laudo se houver sintomas emocionais bem claros e evidentes.
-
Você deve procurar um psiquiatra o quanto antes. Caso já tenha descartado doenças clínicas a partir de uma consulta com Clínico Geral ou Cardiologista, você deverá procurar médico psiquiatra e psicólogo para te ajudar nesse caso. Você deve estar passando por um estresse muito grande e o afastamento da empresa após consulta com psiquiatra pode ser necessário. Burn out, estresse agudo e ansiedade são diagnósticos possíveis para o seu caso.
