Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
É importante realizar o controle do pós-operatório com uma Ressonância por ano, de acordo com as diretrizes da SBN a fim de diagnosticar possíveis recidivas. Se estiver tudo bem, então essas dores tem outras causas. O incômodo na região operada é normal e pode ser tratado com atividades físicas e medicações. Procure ter com seu médico. Deus abençoe!
-
Bom dia, entendo a sua preocupação. Seria importante o senhor (a) levar sua mãe para uma consulta de retorno com um neurocirurgião (preferencialmente com o neurocirurgião que a operou) para que sua mãe seja novamente examinada, e de acordo com a impressão diagnóstica do médico, realizar os exames que ele julgar mais apropriado. Atenciosamente.
-
É um evento relativamente raro, mas se o mesmo for sujeito a situações como trabalhar com peso de forma excessiva, realizar esportes de forma inadequada, é possível.
-
O primeiro passo é confirmar se realmente esses sintomas são causados pelo Chiari, através do exame neurológico e ressonância magnética. Casos sintomáticos são indicação de tratamento cirurgico.
-
Nesses casos, normalmente a indicação é de cirurgia. Na cirurgia retiramos um pedaço pequeno do osso do crânio na parte de trás da cabeça e ampliamos a membrana que recobre o cérebro. O prognóstico (expectativa) é bom. A intenção é de reverter os déficits ou, no mínimo, parar a progressão da doença.