Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Fui diagnosticada com aneurisma sacular na artéria comunicante anterior, medindo 5,5 x 4,1 mm; com contorno lobulado e colo que se projeta junto à artéria cerebral anterior esquerda que mede 3,6 mm. Tenho 48 anos, recomenda-se a cirurgia?
  • A indicação cirúrgica leva em consideração vários fatores, como idade, co-morbidades, tabagismo, morfologia do aneurisma, história pessoal e familiar de sangramentos. A decisão cirúrgica idealmente deve ser tomada em consulta, de preferência com avaliação de neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista. Os anseios e vontades do paciente também são levados em consideração. Eu utilizo uma ferramenta UIAT para ajudar na decisão, em conjunto com a opinião da equipe de endovascular. Após totalmente orientado sobre riscos e benefícios do tratamento, a resposta final será do paciente e familiares.

    0
    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Neurocirurgia
    Americana / SP
    Solicitar agenda
Olá. Meu esposo tem hérnia de disco entre L4 e L5. Já tomou vários medicamentos mais fisioterapias. Há mais de um ano não trabalha porque não consegue. Gostaria de saber se tem cirurgia pra amenizar a situação, já q ele vem sofrendo com muitas dores.
  • 90% das hérnias são tratadas conservadoramente. A falha no tratamento clínico por 6 a 12 semanas no mínimo favorece a indicação cirúrgica. A incapacidade do paciente é levada em consideração. Procure um neurocirurgião para melhor avaliação.

    0
    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Dr. Marco Aurelio Severo da Silva Versiani
    Neurocirurgia
    Americana / SP
    Solicitar agenda
Neurocirurgião é médico de nervo e coluna?
  • Sim. E de cérebro também. Mais especificamente, médico que faz cirurgia nessas partes do corpo.

    0
    Dr. Nevair Gallani
    Dr. Nevair Gallani
    Neurocirurgia
    Campinas / SP
    Solicitar agenda
Eu gostaria de saber: mesmo com a síndrome da cauda equina, pode ter relações sexuais?
  • Boa noite! A patologia em questão pode comprometer o ato sexual, contudo, caso sinta-se apto a desempenhar a atividade, não há qualquer contraindicação, visto que a relação sexual não determina piora do quadro referente à cauda equina.

    0
Eu tive hematoma subdural e agora (3 anos após) ainda estou um pouco tonta. O que eu faço?
  • Não é incomum que persistam algumas sensações após um trauma craniano, como o caso das tonturas. Há a necessidade de avaliação com otorrino para averiguar se não houve comprometimento de outras estruturas relacionadas ao equilíbrio/audição, além do acompanhamento com um neurocirurgião.

    0
    Dr. André Tosta Ribeiro
    Dr. André Tosta Ribeiro
    Neurocirurgia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.